Categories: MarabáNotícias

MINISTÉRIO PÚBLICO: Prefeitura de Marabá deve acolher povo Warao e trabalhar na prevenção da covid-19

Com atenção à extrema vulnerabilidade das populações tradicionais em situação de rua, espeficicamente na contaminação pela covid-19, o Ministério Público do Pará (MPPA) expediu nesta última quarta-feria (6) uma recomendação à Prefeitura Municipal de Marabá, à Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e à Secretaria Municipal de Saúde. 

O documento, assinado pelas promotoras de Justiça de Marabá Mayanna Silva de Souza Queiroz e Lílian Viana Freire, pontua uma série de medidas que precisam ser adotadas pelos órgãos públicos para a garantia dos direitos fundamentais da população em situação de rua, com destaque para os indígenas Warao em Marabá.

As medidas recomendadas à Prefeitura Municipal e à Seaspac foram: a busca ativa da população indígena warao eventualmente em situação de rua em Marabá por meio do serviço Especializado em Abordagem Social; o imediato acolhimento da população em instituições adequadas; e a realização de campanha oficial de prevenção para veiculação nos meios de comunicação locais.

Conforme a recomendação, a campanha oficial precisa informar a população sobre os risco de letalidade do novo coronavírus aos povos indígenas e populações tradicionais; a necessidade de evitar aglomerações para impedir o contágio individual e as conseqüências de uma contaminação simultânea em larga escala da população; assim como a explicação sobre os sintomas, os níveis de gravidade da doença, e quando se deve buscar o sistema de saúde.

À Secretaria Municipal de Saúde, foram recomendadas, dentre outras, as seguintes medidas: a facilitação do acesso às unidades de saúde das populações tradicionais em situação de rua (inclusive daqueles sem registro civil); a oferta ampliada dos serviços de saúde e assistência social nas ruas; a oferta de kits de higiene com orientação de uso; e a elaboração de material informativo de prevenção para orientar as populações tradicionais, com a utilização de linguagem adequada.

”A omissão do Município em prestar os serviços configura frontal ofensa à Constituição, às leis e às normas infralegais que visam à garantia de direitos das pessoas em situação de rua, uma vez que tais serviços se destinam à proteção da pessoa e à promoção de sua dignidade, por vezes mitigada pela miséria e pela discriminação”, assinalam as promotoras de Marabá ao expedirem as recomendações.

Nota Técnica

A recomendação expedida pelas promotoras de Justiça de Marabá, Mayanna Silva Queiroz e Lílian Freire, encontra correspondência com a Nota Técnica dos Centros de Apoio Operacional Constitucional e da Infância e Juventude do MPPA, sobre os indígenas Warao que estão no território do Estado do Pará.

Emitida no último dia 27 de abril, a Nota Técnica defende que a pandemia do novo coronavírus afeta, com maior intensidade, os grupos humanos vulnerabilizados, tendo destaque em território paraense os povos indígenas, refugiados e migrantes, especialmente os indígenas Warao.

Foi fixado o prazo de 10 dias para cumprimento das medidas presentes na recomendação ministerial. 

Texto: Renan Monteiro, estagiário de Jornalismo
Edição: Edyr Falcão

Assessoria de Comunicação Social
Foto: Igor Mota/O Liberal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

PM apreende 10 tabletes de crack em banheiro de embarcação no Pará

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de 10 tabletes de substância semelhante a…

26 minutos ago

Prisão de Dupla Suspeita de Tráfico de Drogas em Novo Progresso, PA

No último domingo (19) por volta das 22h30, durante uma operação no município de Novo…

2 horas ago

Petrobras leva ao Cade proposta para abandonar venda de refinarias

A Petrobras formalizou junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma proposta para manter…

2 horas ago

Relógio de passageiro do Titanic é leiloado por R$ 7 milhões

Relógio é de ouro 14 quilates e tem a gravura JJA | Foto: Divulgação |…

5 horas ago

Mês de maio: Tailândia tem 154 famílias contempladas no Bolsa Família

NºNOME DO RESPONSÁVEL FAMILIAR  (RF)NIS DO R.F1ADRIANA DO NASCIMENTO MENDES212278111112ADRIANA LIMA SOUZA238536102493ADRIELE SANTOS AQUINO PORTELA210378293624ADRIELLE…

5 horas ago

Homem com mandado de prisão é preso em Itaituba, no Pará

Uma guarnição da polícia militar da cidade de Itaituba, localizada no sudoeste do Pará, apresentou…

7 horas ago

This website uses cookies.