Marabá: Reorganização do calendário deve garantir acesso a todos os alunos

Em razão da suspensão das aulas presenciais nas unidades escolares de educação básica dos Municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna, em decorrência da adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o Ministério Público do Estado expediu Recomendação às Secretarias Municipais de Educação desses municípios para que, ao reorganizarem os seus calendários escolares, observem a legislação e demais normas emitidas para o período da pandemia, para sejam minimizados os impactos negativos aos alunos.

As providências adotadas pelas secretarias devem ser explicitadas em ato normativo próprio e materializadas em documentos específicos, como, por exemplo, planos de ação, estratégias e ações, especialmente se for feita a opção pela oferta de atividades pedagógicas não presenciais para composição das 800 horas letivas.

A recomendação é assinada pela 6ª promotora de Justiça de Marabá, Mayanna Silva de Souza Queiroz, que destaca que as medidas implementadas devem garantir o acesso às atividades elaboradas a todos os alunos da rede de ensino, com mecanismos de controle de frequência de acordo com a atividade aplicada.

O Ministério Publico recomenda que as secretarias providenciem que os objetivos educacionais de ensino e aprendizagem previstos nos planos de cada escola, para cada uma das séries (anos, módulos, etapas ou ciclos), sejam alcançados.

No documento a Promotoria orienta também que os Municípios adaptem o calendário escolar às peculiaridades locais, inclusive climáticas, econômicas e de saúde, o que inclui a consideração sobre o momento vivido de isolamento social e suas consequências na vida cotidiana das pessoas.

O cômputo de atividades programadas não presenciais nas 800 horas de atividade escolar obrigatória, devem ser efetivadas apenas se atenderem às normas vigentes sobre dia letivo e atividades escolares, conforme o Parecer nº 5/1997 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Foi recomendado ainda o registro de todas as alterações ou adequações no Regimento Escolar, na Proposta Pedagógica da escola ou no Calendário Escolar, indicando com clareza as aprendizagens a serem asseguradas aos alunos e especificando, em sua proposta curricular, estratégias de implementação do currículo e formas de avaliação dos alunos.

Essas alterações e adequações que tenham sido efetuadas devem ser informadas aos Conselhos Educação, em até 30 dias após o retorno às aulas.

 “Solicitamos aos órgãos recomendados a apresentação de resposta por escrito acerca do atendimento dos termos da recomendação, no prazo de 10 dias, esclarecendo que a omissão de resposta ensejará interpretação negativa de atendimento”, frisa a promotora de Justiça Mayanna Queiroz.

O não atendimento sem justificativa da recomendação importará na responsabilização dos gestores, com o ingresso da ação judicial cabível.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

9 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos

A 1ª Semana da Economia Brasileira reúne no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira…

3 dias ago

This website uses cookies.