Marabá: Reorganização do calendário deve garantir acesso a todos os alunos

Em razão da suspensão das aulas presenciais nas unidades escolares de educação básica dos Municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna, em decorrência da adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o Ministério Público do Estado expediu Recomendação às Secretarias Municipais de Educação desses municípios para que, ao reorganizarem os seus calendários escolares, observem a legislação e demais normas emitidas para o período da pandemia, para sejam minimizados os impactos negativos aos alunos.

As providências adotadas pelas secretarias devem ser explicitadas em ato normativo próprio e materializadas em documentos específicos, como, por exemplo, planos de ação, estratégias e ações, especialmente se for feita a opção pela oferta de atividades pedagógicas não presenciais para composição das 800 horas letivas.

A recomendação é assinada pela 6ª promotora de Justiça de Marabá, Mayanna Silva de Souza Queiroz, que destaca que as medidas implementadas devem garantir o acesso às atividades elaboradas a todos os alunos da rede de ensino, com mecanismos de controle de frequência de acordo com a atividade aplicada.

O Ministério Publico recomenda que as secretarias providenciem que os objetivos educacionais de ensino e aprendizagem previstos nos planos de cada escola, para cada uma das séries (anos, módulos, etapas ou ciclos), sejam alcançados.

No documento a Promotoria orienta também que os Municípios adaptem o calendário escolar às peculiaridades locais, inclusive climáticas, econômicas e de saúde, o que inclui a consideração sobre o momento vivido de isolamento social e suas consequências na vida cotidiana das pessoas.

O cômputo de atividades programadas não presenciais nas 800 horas de atividade escolar obrigatória, devem ser efetivadas apenas se atenderem às normas vigentes sobre dia letivo e atividades escolares, conforme o Parecer nº 5/1997 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Foi recomendado ainda o registro de todas as alterações ou adequações no Regimento Escolar, na Proposta Pedagógica da escola ou no Calendário Escolar, indicando com clareza as aprendizagens a serem asseguradas aos alunos e especificando, em sua proposta curricular, estratégias de implementação do currículo e formas de avaliação dos alunos.

Essas alterações e adequações que tenham sido efetuadas devem ser informadas aos Conselhos Educação, em até 30 dias após o retorno às aulas.

 “Solicitamos aos órgãos recomendados a apresentação de resposta por escrito acerca do atendimento dos termos da recomendação, no prazo de 10 dias, esclarecendo que a omissão de resposta ensejará interpretação negativa de atendimento”, frisa a promotora de Justiça Mayanna Queiroz.

O não atendimento sem justificativa da recomendação importará na responsabilização dos gestores, com o ingresso da ação judicial cabível.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

5 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

5 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

5 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

10 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

10 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

10 horas ago

This website uses cookies.