IBGE: Marabá tem menor índice de enfermeiros do Brasil

Hoje, dia 12 de maio, comemora-se o Dia do Enfermeiro. Curiosamente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acaba de divulgar a distribuição de leitos de UTI, médicos e de enfermeiros em várias partes do Brasil. O Pará tem o menor índice de enfermeiros: 76. Em seguida estão Alagoas e Goiás, com 101, Sergipe com 102, e Amazonas com 103 profissionais por 100 mil habitantes.

Também está localizada no Pará a região polarizada por uma cidade referência no atendimento regional com o menor índice de enfermeiros entre aquelas com mais de 200 mil habitantes: Marabá tem índice de 65 profissionais por 100 mil habitantes. Além disso, a região de Belém deve ser destacada dada a sua população de 3,6 milhões de pessoas associada a um índice de 84 enfermeiros a cada 100 mil habitantes.

A distribuição de enfermeiros também é maior no Distrito Federal. São 198 profissionais por 100 mil habitantes. Tocantins (178), Paraíba (149), São Paulo (143), Rio de Janeiro (140) e Rio Grande do Sul (138) também se destacam na comparação.

Os dados são de 2019 e foram gerados em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para contribuir com as ações de enfrentamento à Covid-19. As informações estão disponíveis para consulta em mapas interativos do hotsite covid19.ibge.gov.br.

O levantamento partiu do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que reúne as redes pública e privada, e das Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde 2018, cujos dados foram antecipados pelo IBGE.

No hotsite também está disponível a distribuição de idosos e de domicílios adensados, aqueles com mais de três moradores por dormitório, com base nos dados do Censo Demográfico de 2010 e da publicação Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil 2015. A população que vive nessas condições tem mais chances de contágio e os idosos compõem o grupo de risco da doença provocada pelo novo coronavírus.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Share
Published by
Zap Marabá

Recent Posts

Como remover manchas de suor e desodorante das roupas

Marcas de suor e desodorante comprometem a qualidade das roupas | ReproduçãoNos dias mais quentes,…

4 horas ago

Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025

A produção de café no Brasil deverá crescer 2,7% na safra 2025, na comparação com…

5 horas ago

1º dia de conclave de escolha do novo papa termina sem consenso

Cardeis não chegam ao consenso na escolha do sucessor de papa Francisco. | Reprodução Vatican…

10 horas ago

Cinco passos simples para limpar o bebedouro corretamente

A limpeza do bebedouro é uma medida essencial para manter a qualidade da água consumida…

15 horas ago

Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae

O gasto médio com presentes para o Dia das Mães, nos pequenos negócios, deverá ser…

15 horas ago

Sarney pede na Justiça afastamento do presidente da CBF

O vice-presidente da CBF Fernando Sarney fez pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para afastar…

21 horas ago