Helder apresenta programa ‘Retoma Pará’ e anuncia reabertura gradual e segura da economia

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou em coletiva de imprensa online, nesta sexta-feira (29), o programa de retomada das atividades econômicas no Estado, chamado “Retoma Pará”. O chefe do executivo anunciou a reabertura gradual e segura, com protocolos, de 36 segmentos, a partir da próxima segunda-feira (1º), na Região Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Região do Araguaia. A retomada será fiscalizada e terá suas ações avaliadas semanalmente.

A apresentação do programa contou com a participação do secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame; do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação, Carlos Maneschy; do secretário de Desenvolvimento Econômico do Pará, Adler Silveira; o procurador geral do Estado, Ricardo Seffer; e o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho.

“Traçamos um planejamento pautado na ciência, em normas técnicas e, fundamentalmente, em critérios de saúde, para estabelecer gradativamente a retomada econômica no nosso Estado. Não podemos e não devemos confundir retomada gradativa das atividades econômicas com relaxamento. A saúde é o pilar central da tomada de decisão sobre a volta das atividades econômicas suspensas”, ressaltou Helder Barbalho. 

Segundo o governador, a decisão para a reabertura gradual foi pautada em três pilares: economia, saúde e protocolos. Na saúde, foram avaliadas a evolução da doença, como o crescimento dos casos e impacto em grupos de riscos. Também foi levada em conta a capacidade do sistema de saúde, com disponibilidade de leitos e testagem e monitoramento da transmissão da covid-19. Foram considerados ainda protocolos e vulnerabilidade econômica, engajamento do cidadão e abordagem regional, definindo por regiões as medidas de retomada.  

O secretário de Saúde, Alberto Beltrame, falou dos dados atuais da Covid-19 no Estado e fez uma panorama das ações realizadas na área pelo Governo, destacando a construção de oito hospitais de campanha, a transformação de outros em unidades de referência para covid-19, aquisição de EPIs e equipamentos médico-hospitalares, conclusão de obras de hospitais, lockdown para 17 municípios e a criação de mais de 1.200 leitos clínicos e 525 utis.

CLASSIFICAÇÃO

O plano foi baseado nas zonas de risco de cada região do Pará: Araguaia, Baixo Amazonas, Região Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins, Carajás, Marajó Ocidental, Nordeste, Tapajós e Xingu. Foram definidas cinco zonas por nível de risco em ordem decrescente de gravidade. As ações de isolamento e de retomada serão moduladas para assegurar o atendimento à população e a garantia de controle da contaminação, a partir desta classificação.  

Cada zona foi classificada de acordo com as taxas de transmissão, capacidade do sistema de saúde de cada região e taxas de testes e diagnósticos por cada uma delas. 

O Estado estabeleceu ainda um procedimento operacional padrão para trabalhadores e empresas, de modo a assegurar a proteção à saúde no local de trabalho. Os protocolos incluem: promover boa higiene das mãos, afastar trabalhadores do grupo de risco, adiar viagens a negócios, estimular o trabalho remoto; higienizar ambientes, equipamentos e superfícies; limitar a entrada de visitantes, abrir janelas e desligar o ar condicionado, além de afastamento de trabalhadores com sintomas. 

“Fizemos um protocolo para todos os segmentos e que trata da higienização e do distanciamento social, como o uso obrigatório de máscaras, o adiamento de viagens a negócios, o afastamento dos trabalhadores do grupo de risco, higienização dos equipamentos e outros” – Adler Silveira, titular da Sedeme.

STATUS

O governador do Pará destacou que todas as ações serão avaliadas a cada semana e que futuras decisões serão estudadas de acordo com o comportamento de cada setor diante da retomada.

“Isso não pode ser interpretado como normal. Quando nós formos, gradativamente, melhorando vamos chegar ao novo normal. Neste momento, cada segmento que passará a estar autorizado será obrigado a seguir as regras do protocolo e nós vamos fiscalizar. Quem não cumprir, será penalizado”.

O programa Retoma Pará será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta sexta-feira e, semanalmente, o Governo do Pará irá divulgar o andamento das ações.

ESTUDO 

A Ufra divulgou, na manhã desta nesta sexta-feira (29), um segundo estudo das projeções sobre o comportamento da Covid-19, que utilizam modelagem matemática e inteligência computacional. O levantamento confirma que, de forma cautelosa, a retomada no Estado pode ser gradativa, a partir da próxima segunda (1º). 

As projeções mostram queda nos casos confirmados e óbitos em todas as regiões do Estado. O estudo é periódico e será apresentado semanalmente neste link.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vídeo: homem é assassinado após sair de motel no Pará

Um homem foi morto no início da manhã desta quarta-feira (1º), ao sair de um…

28 minutos ago

Homem é preso com cocaína e crack em kit-net no município de Porto de Moz

A Polícia Civil e Polícia Militar sairam em diligências na rua Vila do Berg no…

3 horas ago

Vai para um grande show? Saiba como proteger o seu celular

O show gratuito de Madonna que vai ser realizado neste sábado (4), no Rio de…

5 horas ago

Cantora de Tailândia mostra talento em gravação de cover de música gospel

A cantora e compositora Ana Beatriz, de 17, moradora de Tailândia, nordeste paraense, lançou nas…

5 horas ago

Operação da PF combate fraudes ao Auxílio Brasil

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (3/5), em Redenção.…

8 horas ago

Governo fixa limite para captura de lagostas na costa brasileira

Duas espécies de lagosta que vivem na costa brasileira tiveram limite máximo para a captura…

8 horas ago

This website uses cookies.