Governador Helder Barbalho pode decretar ‘lockdown’ no Pará

O governador do Pará, Helder Barballho (MDB), revelou que com o colapso do sistema de saúde já há registro de aproximadamente 50 mortes em domicílio no Pará. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (3), em entrevista a GloboNews. Barbalho disse ainda que vai avaliar a taxa de isolamento do estado até terça-feira (5) para decidir se decreta ou não lockdown (bloqueio total).

“Não tem justificativa para que as coisas não sejam mais rápidas. Eu tenho cobrado da minha equipe. O fato é que há 10 dias, a gente tinha uma média de cinco óbitos em domicílio. E nesse momento estamos chegando a 50 óbitos em domicílio. Estamos buscando desburocratizar essa processo, dialogando com a prefeitura de Belém, dialogando com os médicos, com a equipe legista, para que seja mais rápido”, disse sobre a liberação de corpos pelo Serviço de Verificação de Óbito da Sespa.

Na última sexta-feira (1º), Helder já havia dito que poderia adotar medidas mais drásticas, como utilizar a força do Estado, para garantir o isolamento social. Ele se pronunciou em um vídeo nas redes sociais, após um aumento de 160% nas mortes por Covid-19 em uma semana no Pará.

No Brasil, apenas o governo do estado do Maranhão decretou o lockdown. O governador do Pará não explicou como a medida deve funcionar no Pará, mas disse que o plano para execução está pronto.

“Todas as pesquisas apontam que nós ficamos entre 45% e 50% de isolamento. Isso é muito baixo. Na última sexta, fiz um último apelo. Estamos na fase de conclusão de um projeto com bastante restrição, indo no caminho do lockdown. Não serão medidas para o estado todo. Serão medidas para as cidades que já apresentam um percentual amplo de contaminação. Hoje 18 municípios do estado representam mais 95% dos casos da Covid-19 no Pará”, completa o governador.

De 24 a 30 de abril, a capital paraense pulou de 51 para 138 óbitos. A prefeitura da cidade, que é epicentro da pandemia no estado, determinou o fechamento do comércio não essencial apenas desde a última segunda-feira (27).

Colapso na saúde

Na capital paraense, unidades básicas de saúde estão superlotadas desde 14 de abril. E, em 20 de abril, esgotaram-se os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede municipal.

A administração municipal afirma que 20 leitos serão disponibilizados com abertura da Unidade de Pronto Atendimento do Jurunas até a próxima semana, e que designou seis leitos do hospital D.Zico para internação de pacientes.

Já o governo passou a designar funcionamento de pronto-socorro para hospitais públicos, como o Abelardo Santos e Galileu, para atenderem pacientes suspeitos de Covid-19.

Como as UPAs estão lotadas, a prefeitura começou a instalar tendas externas para fazer triagem de pacientes. Enquanto isso, a população se aglomera em farmácias para comprar medicamentos usados para combater os sintomas da Covid-19, mesmo sem confirmação de eficácia pelos órgãos de saúde.

A Policlínica Metropolitana, da rede estadual, passou a atender pessoas com sintomas leves, sem falta de ar intensa, com consultas e exames de sangue e tomografia. A unidade registrou aglomerações logo no primeiro dia de atendimento.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

9 horas ago

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo será…

20 horas ago

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2026

Após crescer 2,5% em 2025, a economia brasileira deve avançar 1,8% em 2026, segundo projeção…

1 dia ago

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

2 dias ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

2 dias ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

3 dias ago

This website uses cookies.