Categories: NotíciasSaúde

COVID-19: Vacina testada em humanos gera resposta imunológica e é segura, diz empresa

Estamos a chegar a um ponto importante na perceção de vários estudos desenvolvidos para a obtenção de uma vacina. Existem atualmente cerca de 75 vacinas a entrar em ensaios clínicos e alguma, com sorte, poderá resolver este problema global da pandemia. Após vários laboratórios iniciarem testes em humanos, estarão agora a sair alguns resultados preliminares. Segundo a empresa americana de biotecnologia Moderna, a sua vacina testada em humanos gera resposta imunológica e é segura.

Poderemos estar efetivamente perto de uma vacina contra o SARS-CoV-2 que livre o planeta da COVID-19?

COVID-19: Vacina testada em humanos gera resposta imunológica

Esta é sem dúvida a grande questão que se coloca a todas as pessoas por esse mundo fora. Estaremos perto de resultados que possam garantir o fim desta pandemia?

Analisando os dados mundiais à data, já foram detetados perto de 5 milhões de pessoas infetadas, destes mais de 300 mil morreram e perto de 2 milhões estão recuperados. Contudo, a curva, como podemos ver pelo gráfico seguinte, não parece estar a perder forma no mundo.

Segundo a empresa americana de biotecnologia Moderna, neste teste com 45 voluntários, conduzido pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, foram vacinadas em março oito destes voluntários. Todos saudáveis, receberam duas doses da vacina. Como resultado, estes produziram anticorpos protetores aproximadamente a par das pessoas que se recuperaram de uma infeção natural do vírus que causa a COVID-19.

A segunda fase do processo, a iniciar em breve, será testar um grupo de 600 pessoas. Posteriormente, em julho, está previsto o início de uma etapa ainda maior, com milhares de voluntários saudáveis.

Mas esta poderá ser a vacina que se espera?

A empresa referiu que o estudo, que não foi projetado para provar o funcionamento da vacina, ofereceu sim um vislumbre precoce de esperança de que pudesse fornecer proteção contra o vírus. Assim, os cientistas ainda estão a tentar perceber qual será o nível de anticorpos que acabará por ser a proteção contra o novo coronavírus. Além disso, é importante igualmente perceber, quanto tempo durará essa imunidade.

Contudo, a vacina parece mostrar uma resposta à dose, o que significa que as pessoas que receberam doses mais altas tinham níveis mais altos de anticorpos.

Qual será agora o próximo passo?

Conforme foi referido, a vacina da Moderna recebeu luz verde para iniciar a segunda etapa de testes em humanos. Na semana passada, os reguladores dos EUA atribuíram ao status a classificação de “fast track”, isso permite acelerar a revisão do regulador à vacina.

Estamos a investir para aumentar a produção, de modo a maximizar o número de doses que podemos produzir para ajudar a proteger o maior número possível de pessoas do SARS-CoV-2.

Referiu o CEO da Moderna, Stephane Bancel.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Psica 2024 tem datas anunciadas e pré-venda liberada

Festival será no Mangueirão e ingressos estão a venda a partir de R$100 | Divulgação…

2 horas ago

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no…

2 horas ago

Matheus Nogueira desabafa após novo tropeço do Paysandu

Goleiro cobrou maior efetividade da equipe e deu razão às cobranças do torcedor. | Matheus…

7 horas ago

Operação da PF combate fraudes ao Auxílio Brasil no Pará

Redenção/PA. A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (3/5), em…

9 horas ago

COP-30: secretário do Pará e Anitta participam de evento

Nesta quinta-feira (2), o Secretário de Meio Ambiente do estado do Pará, Mauro O’de Almeida,…

13 horas ago

Petrobras aumenta em 2,8% preço de querosene de aviação

A Petrobras aumentou em 2,8%, nesta quarta-feira (1º), o preço do querosene de aviação (QAV) vendido para…

13 horas ago

This website uses cookies.