Estamos a chegar a um ponto importante na perceção de vários estudos desenvolvidos para a obtenção de uma vacina. Existem atualmente cerca de 75 vacinas a entrar em ensaios clínicos e alguma, com sorte, poderá resolver este problema global da pandemia. Após vários laboratórios iniciarem testes em humanos, estarão agora a sair alguns resultados preliminares. Segundo a empresa americana de biotecnologia Moderna, a sua vacina testada em humanos gera resposta imunológica e é segura.
Poderemos estar efetivamente perto de uma vacina contra o SARS-CoV-2 que livre o planeta da COVID-19?
Esta é sem dúvida a grande questão que se coloca a todas as pessoas por esse mundo fora. Estaremos perto de resultados que possam garantir o fim desta pandemia?
Analisando os dados mundiais à data, já foram detetados perto de 5 milhões de pessoas infetadas, destes mais de 300 mil morreram e perto de 2 milhões estão recuperados. Contudo, a curva, como podemos ver pelo gráfico seguinte, não parece estar a perder forma no mundo.
Segundo a empresa americana de biotecnologia Moderna, neste teste com 45 voluntários, conduzido pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, foram vacinadas em março oito destes voluntários. Todos saudáveis, receberam duas doses da vacina. Como resultado, estes produziram anticorpos protetores aproximadamente a par das pessoas que se recuperaram de uma infeção natural do vírus que causa a COVID-19.
A segunda fase do processo, a iniciar em breve, será testar um grupo de 600 pessoas. Posteriormente, em julho, está previsto o início de uma etapa ainda maior, com milhares de voluntários saudáveis.
A empresa referiu que o estudo, que não foi projetado para provar o funcionamento da vacina, ofereceu sim um vislumbre precoce de esperança de que pudesse fornecer proteção contra o vírus. Assim, os cientistas ainda estão a tentar perceber qual será o nível de anticorpos que acabará por ser a proteção contra o novo coronavírus. Além disso, é importante igualmente perceber, quanto tempo durará essa imunidade.
Contudo, a vacina parece mostrar uma resposta à dose, o que significa que as pessoas que receberam doses mais altas tinham níveis mais altos de anticorpos.
Conforme foi referido, a vacina da Moderna recebeu luz verde para iniciar a segunda etapa de testes em humanos. Na semana passada, os reguladores dos EUA atribuíram ao status a classificação de “fast track”, isso permite acelerar a revisão do regulador à vacina.
Estamos a investir para aumentar a produção, de modo a maximizar o número de doses que podemos produzir para ajudar a proteger o maior número possível de pessoas do SARS-CoV-2.
Referiu o CEO da Moderna, Stephane Bancel.
Policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Marabá, prenderam Jonas Oliveira da Silva,…
Na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 10h30, um acidente de trânsito envolvendo duas…
No último domingo, 25, uma adolescente de 16 anos, que não teve a sua identidade…
Na quinta-feira, 21 de novembro de 2024, a guarnição da Polícia Militar da comunidade do…
A vítima era proprietária da oficina e foi morta a tiros em frente ao próprio…
Os 32.260 candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem conferir os resultados finais das…
This website uses cookies.