O aplicativo Caixa Tem conseguiu uma proeza: reproduzir na internet as filas que são comuns nas agências físicas da Caixa Econômica Federal. Mas uma atualização recente no app parece ter reduzido sensivelmente o problema, permitindo a muitos cidadãos beneficiados movimentar, finalmente, o auxílio emergencial de R$ 600.
Até a semana passada, as queixas sobre o Caixa Tem eram as mais diversas. Os usuários reclamavam de lentidão, tempo de espera interminável, travamentos, mensagens de erros e em, alguns casos, até de pagamentos realizados em duplicidade por conta da instabilidade do sistema.
A principal causa do problema era a visível incapacidade dos servidores da Caixa de suportar um número elevado de acessos simultâneos. Nas últimas semanas, o banco liberou uma série de atualizações para pelo menos atenuar a sobrecarga no serviço, mas nenhuma delas trouxe os efeitos esperados.
Tudo indica, porém, que a Caixa acertou a mão na semana passada. Desde o dia 8, o número de reclamações sobre o Caixa Tem despencou na Google Play Store (em “Resenhas”, mude para “Mais recentes” para visualizar as últimas notas). Ainda há um volume grande de queixas, mas a quantidade de avaliações positivas aumentou consideravelmente desde então.
Em nota, a Caixa informa que a capacidade do sistema do auxílio emergencial era de 200 mil acessos simultâneos, mas a última atualização permitiu ampliar esse número para 500 mil conexões. O risco de sobrecarga ainda existe, mas é menor. Com isso, cidadãos já têm conseguido utilizar o benefício para realizar transferências e pagamentos pelo Caixa Tem.
Além do auxílio emergencial, o Caixa Tem possibilita consultas a benefícios como abono do PIS, Seguro-Desemprego, FGTS e Bolsa Família. O aplicativo está disponível para Android e iPhone.
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