Categories: NotíciasPará

Seap inicia ação de ventilação cruzada em unidade prisional para combater a Covid-19

Na segunda-feira (13.Abr), mais uma medida de prevenção ao novo coronavírus passa a ser adotada pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Seap iniciou uma ação de ventilação mecanizada, na qual ventiladores de alta potência são instalados em unidades prisionais para intensificar a circulação do vento e aumentar a qualidade do ar.

A ação iniciou na Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), que custodia presos do regime semiaberto, no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Nesta unidade, 16 ventiladores foram instalados e posicionados para aumentar a circulação do vento dentro dos blocos carcerários. Os ventiladores foram adquiridos pela Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da Seap (DLPI) e estão sendo instalados pela equipe técnica da secretaria.

Em conjunto com isso, também estão sendo feitos furos nas paredes dos blocos com diâmetro de 12cm, para aumentar ainda mais a circulação do vento. O coordenador de Engenharia e Arquitetura da Seap, Nacib Jordy, explica que a junção dessas duas medidas gera o fenômeno da circulação de vento cruzado, na qual o vento tem por onde entrar e por onde sair do local, para que haja uma maior troca e renovação do ar. “Entendo que seja uma medida importante, uma vez que nós temos a compreensão de que quanto maior circulação de vento dentro dos blocos carcerários, menos ar aprisionado vai se retendo. É uma medida de combate ao vírus”, disse.

A Seap vem adotando diariamente medidas de contenção e prevenção à Covid-19, visando a proteção de todos que integram o sistema penitenciário do estado. Por isso, a secretaria elaborou o protocolo de segurança e combate ao novo coronavírus, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conforme orientações dos Ministérios da Saúde e da Justiça.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

11 horas ago

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

21 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

2 dias ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

3 dias ago

This website uses cookies.