Promotoria obtém liminar e impede desembarque de voo vindo de Manaus

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) obteve, na tarde desta sexta-feira (24), decisão judicial liminar para proibir o desembarque, no aeroporto de Altamira, de passageiros e tripulantes do voo nº 9350, da empresa Azul Linhas Aéreas, oriundo de Manaus (AM) e que pretendia seguir para Santarém. O avião ficou algumas horas em solo, de portas fechadas, antes de retornar à capital amazonense.

A decisão judicial atendeu a um pedido feito em uma ação civil pública protocolada, ainda no início da tarde desta sexta-feira, pelo promotor de Justiça Daniel Bona, titular da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Ações Constitucionais, Defesa da Probidade Administrativa e Fazenda Pública de Altamira.

De acordo com o promotor, havia suspeitas de que a Azul pretendia descumprir uma decisão judicial expedida na última quarta-feira (22) pela Justiça Federal, que suspendeu a retomada dos voos oriundos de Manaus (AM) com destino à cidade de Santarém pelo prazo de 20 dias. Havia indícios de que a parada em Altamira seria uma forma de driblar a decisão judicial.

Na ação, o promotor explicou que, de manhã, foi informado sobre a previsão, para às 16h30 desta sexta-feira, do pouso em Altamira de um avião da Azul, oriundo de Manaus (AM), com 115 passageiros e 5 tripulantes. A princípio, seria um pouso técnico para abastecimento de combustível e limpeza dos banheiros da aeronave, com posterior decolagem do aeroporto de Altamira.

Após pesquisas, o MPPA identificou que a intenção da companhia aérea era pousar em Altamira e depois seguir para Santarém. “É sabido que tradicionalmente os voos oriundos de Manaus (AM) não realizam pousos/conexões/escala na cidade de Altamira, seja por ausência de rota pré-fixada, seja por questões geográficas, levando em consideração a distância entre os municípios de Santarém e Altamira”, explicou o promotor Daniel Bona na ação civil.

Segundo o promotor, diante da proibição de que voos oriundos de Manaus pousem em Santarém, a Azul os reordenou, incluindo o aeroporto de Altamira como rota, para que um “novo voo” partindo de Altamira com destino à cidade de Santarém fosse realizado. “Estão claros os indícios de burla à decisão proferida pela Justiça Federal”, completou o promotor no documento.

Após analisar o pedido do MPPA, o juiz Vinícius Pacheco, da comarca de Altamira, concedeu decisão judicial favorável à proibição do desembarque do voo nº 9350. A determinação foi expedida minutos antes de o avião da Azul pousar no aeroporto de Altamira. Ao tomar conhecimento da decisão e da proximidade da chegada da aeronave, o promotor Daniel Bona acionou a Polícia Militar e a Polícia Federal para impedir o desembarque de passageiros e tripulantes. As forças policiais estiveram no aeroporto para apoiar o cumprimento da determinação.

De acordo com o promotor Daniel Bona, além de resguardar o cumprimento da decisão judicial, a medida foi tomada como prevenção à saúde pública em Altamira e para precaver a propagação do novo coronavírus.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

4 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

4 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

4 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

9 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

9 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

9 horas ago

This website uses cookies.