PARAUAPEBAS: Ministério Público determina que agências bancárias e lotéricas devem controlar o fluxo de clientes

A 4ª promotora de Justiça de Parauapebas, Alinhe Cunha, expediu Recomendação às agências bancárias, casas lotéricas e órgãos públicos do Município, para que tomem as devidas providências e evitem a aglomeração de pessoas que forem utilizar os serviços bancários, como uma forma de combate e prevenção à disseminação do novo coronavírus na cidade.

A preocupação com a aglomeração de pessoas que buscam os serviços bancários cresceu devido o Governo Federal ter instituído o denominado auxílio emergencial, benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedoresindividuais (MEI), autônomos e desempregados, e que tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise econômica causada pela pandemia.

O benefício nos valores de R$ 600,00 e R$ 1.200,00 será pago por três meses às famílias. Com isso, muitas pessoas se dirigirão pessoalmente às agências bancárias para receber a parcela, ocasionando aglomerações e facilitando o contágio pelo novo coronavírus.

Por isso foi recomendado às agências bancárias e casas lotéricas que controlem o fluxo de clientes, inclusive nas filas que se formam fora da agência, organizando fila de espera, marcando no piso a localização de cada pessoa, com distância de um braço tanto para frente, como na lateral ou com o de trás, com rígida fiscalização.

A recomendação prevê também que seja alterado o tempo de funcionamento das agências conforme orientação do Banco Central, sejam limitados o número de saques e depósitos nos terminais de autoatendimento e intensificada a higienização das portas, caixas eletrônicos, devendo ser realizada a distribuição de álcool em gel para os usuários do serviço.

Foram recomendadas ainda a distribuição de EPI´s para serem utilizados obrigatoriamente pelos funcionários e abertura antecipada das agências para uso exclusivo por idosos e pessoas com deficiência, além de outras medidas.

À prefeitura e órgãos públicos ligados à área da saúde e segurança pública foi recomendado que notifiquem as agências e casas lotéricas quanto às medidas sanitárias a serem cumpridas, bem como promovam a dispersão de aglomerações nos logradouros públicos e privados, que estejam em desacordo com os decretos já editados sobre o assunto.

As empresas de rádio e difusão de Parauapebas devem divulgar amplamente a Recomendação.

O não cumprimento da Recomendação levará a adoção das providências legais contra o responsável, público ou privado.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Agência Brasil Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou…

59 minutos ago

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de…

59 minutos ago

Ladrão de botija de gás é preso pela PM em Itaituba, no PA

A guarnição da polícia militar foi acionada na manhã desta sexta-feira (26), de um possível…

4 horas ago

Cratera: passagem entre Palmares e o trevo da PA-256 é liberada nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira (26), foi liberada a passagem em um lado da via, entre…

4 horas ago

Semana dos Povos Indígenas faz caminhada em defesa da terra

O último dia de programações da "I Semana dos Povos Indígenas" começou com a "Caminhada…

6 horas ago

Homem acusado de matar ex-companheira a golpes de faca por não aceitar separação, vai a júri popular em Santarém

Será julgado nesta quinta-feira (25) pela 3ª Vara Criminal de Santarém, oeste do Pará, Joel da…

9 horas ago

This website uses cookies.