Índice de isolamento social cai e Pará tem 46,38% da população em casa

Um dia após ficar entre os 10 estados que mais respeitaram a recomendação dos órgãos de saúde pública para ficar em casa, a população do Pará voltou a ocupar as ruas. A taxa de isolamento social caiu de 53,4%, registrado na última terça-feira (14), para 46,38% na quarta-feira (15), enquanto o índice de pessoas com a Covid-19 aumenta. Os dados são Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que monitora a taxa de isolamento social todos os dias.

“Nós estamos diariamente acompanhando este índice e o Pará vem oscilando entre os melhores estados de unidade da federação e também do meio em diante. Então, dia sim e dia não nós estamos tendo resultados diferentes, um dia muito bom, no outro piora e no dia seguinte melhora novamente. Destaco para a população entender que não adianta ter um isolamento dia sim e dia não, o isolamento tem que ser constante porque a qualquer momento, ao sair às ruas, você pode contrair o vírus e trazer para dentro da sua casa, contaminar você e sua família. Nós vamos continuar fiscalizando, orientando muito as filas em feiras e bancos” – Ualame Machado, titular da Segup.

Em relação ao pedido do governo estadual de suspender a exigência de regularização do CPF para auxílio emergencial, o secretário acrescentou. “O Estado conseguiu uma decisão importante que vale para todo Brasil que é a dispensa da regulamentação do CPF para poder receber o auxílio emergencial, o que vai melhorar e baixar a quantidade de aglomerações e filas nas portas da Receita Federal, levando as pessoas para dentro de casa. Já foi dado o prazo judicial e estamos apenas esperando a Receita Federal cumprir essa decisão”, destacou o titular da Segup.

Com a proximidade do feriado de Tiradentes, 21 de abril, o secretário reforça o pedido para que todos fiquem em casa. “A gente continua ratificando para você ficar na sua casa, temos um feriado grande pela frente e a gente espera que nesses quatro dias as pessoas mantenham o isolamento para que possamos vencer o vírus”, destacou.

Municípios – De acordo com o levantamento, ao analisar as cidades paraenses, os três melhores índices de isolamento, ou seja, onde as pessoas passaram mais tempo em casa respeitando a quarentena, estão nos municípios de Inhangapi (72,3%), São João do Araguaia (68,7%) e Terra Alta (65,5%). Os piores índices são em Senador José Porfírio (29,6%), Rio Maria (30,7%) e São Geraldo do Araguaia (31,3%).

Descentralização – Os municípios de Marabá, Santarém e Breves irão abrigar Hospitais de Campanha para receber pacientes contaminados pela Covid-19. Nessas cidades, a taxa de isolamento esteve em 38,4%, 41,4% e 43,6%, respectivamente.

Belém e Ananindeua – Em Belém, incluindo os distritos, os bairros onde as pessoas mais estiveram dentro de casa na quarta-feira (14) foram: Águas lindas (71,8%), Natal do Murubira (70,9%) e Coqueiro (67,5%). Já os bairros onde as pessoas desobedeceram à recomendação, registrando um baixo índice de isolamento, foram: Pratinha (28,2%), Brasília (31,9%) e Tenoné (33,9%).

Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Jardelândia (72,7%), Centro (66,1%) e Águas Lindas (66,1%). Os piores índices foram observados no Júlia Seffer (26,2%), Geraldo Palmeira (44,3%) e Maguari (44,7%).

Índices de isolamento por bairro em Belém na quarta-feira (15):

Melhores

Águas lindas (71,8%)

Natal do Murubira (70,9%)

Coqueiro (67,5%)

Piores

Pratinha (28,2%)

Brasília (31,9%)

Tenoné (33,9%)

Índices de isolamento por bairro em Ananindeua na quarta-feira (15):

Melhores

Jardelândia (72,7%)

Centro (66,1%)

Águas Lindas (66,1%)

Piores

Julia Seffer (26,2%)

Geraldo Palmeira (44,3%)

Maguari (44,7%)

(Fonte: Aline Saavedra/ Segup)

(Foto: Marco Santos/ Agência Pará).

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

3 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

3 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

4 horas ago

Produtos da ceia de Natal têm diferenças de quase 190% em São Paulo

Diferença de até 188% nos preços dos produtos mais comuns da ceia de Natal foi…

5 horas ago

MPF pede suspensão imediata de permissões para mineração na APA do Tapajós não autorizadas pelo ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…

8 horas ago

Bombeiros intensificam buscas de idosa com alzheimer desaparecida em Tailândia

A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…

8 horas ago

This website uses cookies.