Categories: MarabáNotícias

Hospital deve apresentar Plano Emergencial para enfrentamento à covid-19

O Ministério Público do Estado (MPPA), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) expediram Recomendação à Direção da 11ª Regional de Saúde de Marabá e à Pró Saúde, através da Direção do Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso”, para que, imediatamente, elaborem e apresentem Plano Emergencial referente à atuação no enfrentamento ao novo coronavírus, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e Planos Nacional e Estadual de Contingenciamento.

As instituições recomendam que sejam tomadas providências imediatas quanto ao Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso”, tais como a instalação de nove respiradores que estão livres e prontos para entrar em operação em local de isolamento e a garantia de, no mínimo, dez leitos de UTI exclusivos para atendimento aos casos de covid-19, mantendo o devido isolamento e com previsão de aumento deste número de acordo com a demanda.

A 11ª Regional de Marabá e a direção do hospital devem garantir também a lotação de corpo técnico completo e específico, com médicos, enfermeiros e técnicos, para compor a equipe de atendimento aos novos leitos, além de adequar e destinar espaço necessário para possível ampliação de novos leitos com respiradores.

Os responsáveis pelo hospital deverão ainda fornecer e fiscalizar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde e disponibilizar material para higienização das mãos dos trabalhadores, pacientes e acompanhantes.

Deverão ser distribuídos cartazes e placas na entrada dos serviços de saúde e em locais estratégicos, como áreas de espera, elevadores e lanchonetes, com advertências específicas sobre os cuidados a serem tomados dentro do hospital quanto a infecção pela covid-19.

O documento é assinado pela promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz, pelos procuradores do Trabalho Gustavo Athaide Halmenschlager, Carlos Lins de Oliveira Jr e Juliana Beraldo Mafra, e pelos procuradores da República Adriano Augusto Lanna de Oliveira, Igor Lima Goettenauer de Oliveira e Sadi Flores Machado.

“Existe a necessidade urgente de equipar o Hospital Regional do Sul e Sudeste do Pará com mais leitos de UTI, recursos humanos, EPIs, equipamentos e insumos imprescindíveis ao tratamento dos pacientes infectados pela covid-19”, ressaltam na recomendação os membros do Ministério Público.

Acesse aqui a íntegra da Recomendação.

Texto: Edyr Falcão, com informações da Recomendação nº 25/2020
Assessoria de Comunicação    

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Acidente na BR-230 Envolve Caminhonete e Cavalo

Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…

23 minutos ago

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

5 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

5 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

5 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

10 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

10 horas ago

This website uses cookies.