O avanço da pandemia de coronavírus – confira aqui o Relatório Diário de casos e mortes – exigiu medidas mais incisivas do Governo Federal na economia do país. Uma delas é o auxílio emergencial a trabalhadores informais, desempregados ou microempreendedores individuais (MEIs), o qual ficou conhecido como “coronavoucher”.

Mas ainda pairam muitas dúvidas entre os brasileiros a respeito do direito ou não ao benefício – o qual pagará R$ 600 por três meses, ou R$ 1.200 nos casos de mães solteiras. O TudoCelular preparou um passo a passo sobre como consultar se você está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), um dos requisitos para ter o valor mensal, por site, telefone ou em app no seu celular. Confira:

Uma das maneiras para você saber se integra o chamado Cadastro Único é por meio da “Consulta Cidadão”, uma página especial no site oficial do Ministério de Desenvolvimento Social.

A primeira etapa é acessar este link e rolar a tela até um pouco embaixo. Você irá encontrar um formulário, no qual deverá preencher alguns de seus dados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o lugar onde você mora (estado e município). Depois, é necessário fazer o Captcha e clicar em “Emitir”.

Imagens: Site oficial

Na sequência, aparecerá a informação se você está ou não inscrito no CadÚnico. Em caso negativo, você simplesmente será redirecionado novamente para a mesma página.

Se você tenha certeza de que possui cadastro, mas não consegue acessar o sistema, uma dica é tentar alguma versão do seu nome, pois o assistente da secretaria estadual que fez o seu registro pode ter digitado errado por algum motivo.Telefone 

O Ministério de Desenvolvimento Social também possui um canal de atendimento por telefone para ajudar o cidadão a se informar sobre o Cadastro Único. O número é 0800 707 2003.

Você não pagará nada pela ligação, mas precisará de uma linha fixa para realizar a chamada. Confira os horários de atendimento:

  • Segunda a sexta-feira: das 7h às 19h;
  • Sábado, domingo e feriados nacionais: das 10h às 16h.

Vale ressaltar que, durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família, o período que poderá entrar em contato será o mesmo de finais de semana e feriados.Aplicativo 

Você ainda poderá descobrir se integra o Cadastro Único pelo seu celular com Android ou iOS. O aplicativo Meu CadÚnico pode ser baixado nas lojas de apps Google Play e App Store – links para download no card abaixo do texto.

Ao abrir a ferramenta pela primeira vez, irá aparecer uma sequência de telas explicativas sobre as funcionalidades da aplicação. Após seguir nas telas, aparecerá a opção “Entrar”, como você pode ver nas capturas abaixo:

Imagens: Aplicativo oficial

Posteriormente, aparecerá a tela inicial do app, o qual consta na aba “Cadastro”, já com a opção de “Consulta Cidadão”. Mais uma vez, você deve tocar em “Entrar”.

O próximo e último passo é preencher os mesmos dados pedidos no site – nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde você você – e, de novo, ir em “Entrar”.

Imagens: Aplicativo oficial

Caso nada aconteça nesta etapa final, significa que você não está inscrito no Cadastro Único. Por outro lado, ele mostrará se houver o seu registro no sistema.

E aí, você conseguiu realizar a consulta no CadÚnico sobre sua inscrição no programa do Governo Federal? Relate para a gente no espaço destinado a comentários.