Lidar de forma positiva com o período de quarentena, medida adotada em todo o País para conter o coronavírus (covid-19), pode não ser fácil. No geral, encontrar atividades prazerosas e que colaborem para a manutenção da boa saúde mental são indispensáveis nesse período de mudança de rotina.

VEJA TAMBÉM:

Pensando em disseminar boas iniciativas para manter a população saudável, Lanúzia Lobo, psicóloga e docente do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Marabá, reúne, a seguir, algumas dicas sobre como fazer do momento uma oportunidade para cuidar do bem-estar.

1. Ter ‘um tempo’ para se conectar com as pessoas que gosta
“Para a manutenção da saúde mental é fundamental estarmos conectados às pessoas de quem gostamos e, em períodos de maior estresse, como o que vivemos agora, com bombardeio de notícias difíceis e isolamento físico, se torna ainda mais importante esta prática”, enfatiza a psicóloga. “Eleger uma ou duas fontes confiáveis de notícias que nos atualizem sobre a situação garante minimizar as chances de absorvermos fake news, bem como o consumo excessivo de informações a todo instante, situações que potencializam os danos emocionais”, complementa.

2. Buscar atividades prazerosas
Mesmo dentro de casa, movimentar o corpo é possível. “Buscar aplicativos de exercícios físicos para nos mantermos ativos é uma ótima opção para usar a tecnologia a nosso favor e conseguir se exercitar dentro de casa”, afirma. “Além disso, assistir filmes, séries, escutar música, ler e meditar são boas opções para manter a mente sã. O importante é procurar atividades prazerosas, ocupando o tempo com coisas das quais gostamos”, aconselha Lanúzia.

3. Manter uma alimentação saudável e dormir bem
“Manter uma alimentação saudável e balanceada ajuda a fortalecer a imunidade e ampliar as chances de defesa do organismo, contribuindo de forma geral para o bom funcionamento do corpo e, em relação à mente, essa prática minimiza possíveis insatisfações emocionais desencadeadas pelo excesso ou déficit alimentar. Dormir bem também faz toda a diferença, contribuindo para a diminuição dos níveis de estresse e ajudando a manter o bem-estar e o bom-humor, tão importantes nesse período”.

4. investir em cursos online para desenvolver habilidades e competências valorizadas profissionalmente
Cursos online são excelentes opções para esse período, pois abrem portas para novos conhecimentos e contribuem para ampliação do repertório profissional, favorecendo um melhor desempenho. A especialista esclarece que o modelo EAD é uma forma segura de estudar, oferece autonomia de estudo e permite que o próprio aluno administre melhor o seu tempo, conciliando trabalho e outras atividades ao longo do dia. “Ao mesmo tempo, essa modalidade de estudos favorece o desenvolvimento de habilidades muito valorizadas no ambiente profissional, como autonomia, senso de responsabilidade, organização, capacidade de planejamento e proatividade”, ressalta.

“Os cursos a distância também podem proporcionar uma experiência interativa positiva, com a possibilidade de criação de grupos de estudo e discussões por aplicativos de mensagens, fazendo toda a diferença para manter a mente ativa e fomentar o contato entre as pessoas”, complementa Lanúzia.

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Pará, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.