SEM FAKE: Primeiro caso confirmado de coronavírus no Pará

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) confirmou, por volta das 14h50 desta quarta-feira (18), o primeiro caso confirmado de coronavínus no Estado. De acordo com a nota divulgada no twitter da Sespa, trata-se de um homem de 37 anos, de iniciais P. R.O. Ainda não foi informado de qual município é o paciente. “Informamos ainda que o paciente está em isolamento domiciliar e o seu quadro de saúde é estável”, acrescentou a secretaria.

VEJA TAMBÉM:

A Sespa informou que os detalhes serão divulgados logo mais, às 16h, em coletiva de imprensa no Palácio do Governo, em Belém. Representantes do Ministério da Saúde e do Governo do Pará vão participar da entrevista coletiva. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participa por meio de videoconferência.

Ainda na pauta da coletiva: o treinamento realizado no Pará pelo Ministério da Saúde para a descentralização do diagnóstico molecular do novo coronavírus. Técnicos de 14 estados e do Distrito Federal participaram da capacitação, ministrada por profissionais do Instituto Evandro Chagas.

Com o objetivo de ampliar a capacidade laboratorial para a realização de diagnóstico do novo coronavírus, na rede brasileira de Laboratórios Centrais da Saúde Pública (Lacens), o Ministério da Saúde promoveu, nos dias 17 e 18 de março (terça e quarta-feira), por meio do Instituto Evandro Chagas, o treinamento para 16 técnicos de 14 estados e do Distrito Federal, das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com isso, laboratórios de todo o País estarão aptos a realizar testes específicos, fabricados pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a detecção deste vírus.

O treinamento é feito quando o número de suspeitos de infecção pelo novo coronavírus chega a 2.064 no Brasil, e o Ministério da Saúde cumpre seu plano de trabalho para o aumento da capilaridade de diagnósticos para além dos laboratórios de referência, que hoje são a Fiocruz, no Rio de Janeiro; o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo; e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Paysandu mira estreia forte na Série B e Vargas convoca a Fiel

Volante tem experiência de sobra em competições nacionais | Jorge Luís Totti/PaysanduParece que a classificação…

5 horas ago

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação da Petrobras ao pagamento de  cerca…

5 horas ago

Vilma é eliminada no 12º paredão e top 10 é formado

Eliminação da sister define o top 10 do programa | (Divulgação/GShow)Com a reta final do…

10 horas ago

Prévia da carga tributária sobe para 32,32% do PIB em 2024

A prévia da carga tributária (peso dos impostos e demais tributos sobre a economia) subiu…

15 horas ago

Descubra uma planta que ajuda a afastar baratas de casa

Lavanda ajuda a vencer as baratas | DivulgaçãoAs baratas são insetos indesejáveis que costumam se…

16 horas ago

Águia sai do Parazão na bronca com a arbitragem: “Muito pênalti”

Quando o placar apontava 2 a 1 para o Paysandu e o cronômetro marcava 17…

21 horas ago