Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins deve reformar hospital, recomenda MPPA

Após receber denúncias sobre problemas na estrutura do Hospital e Maternidade Municipal de Bom Jesus do Tocantins, o Ministério Público do Estado do Pará recomendou à prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde que realizem reformas na unidade hospitalar da cidade. O prazo para cumprimento da recomendação é de 60 dias.

A recomendação foi expedida no dia 17 de fevereiro, pela promotora de Justiça de Marabá, Mayanna Silva de Souza Queiroz. Localizado no sudeste do estado, à 400km da capital, o hospital de Bom Jesus do Tocantins apresenta infiltrações e trincas nas paredes, não possui sistemas de combate a incêndio, não está de acordo com regras de acessibilidade e outros problemas.

Entre as obras que devem ser feitas está o tratamento de infiltrações, fendas e trincas nas paredes, restauração de pinturas, manutenção do piso e rodapés, substituição de forro e telhas, atualização de todo o sistema elétrico do hospital, adequação às normas de acessibilidade e criação de sistema de combate a incêndio e pânico. Além disso, a prefeitura municipal e Secretaria de Saúde devem apresentar documentos comprovando que os projetos de reforma foram avaliados pela vigilância sanitária.

No documento, a promotora analisa que a gestão municipal deve realizar a reforma logo, pois os problemas estruturais do hospital podem acarretar em transtornos no atendimento à população. “O usuário dos serviços públicos tem direito a prestação adequada, eficiente e segura quanto aos serviços essenciais, sendo que, na hipótese de descumprimento dessas obrigações, serão os agentes públicos obrigados a cumpri-las, com a responsabilização do agente ineficiente, pela violação do dever funcional de operacionalizar serviços públicos”. Mayanna Queiroz fala ainda que caso a recomendação ministerial seja descumprida, a Promotoria irá adotar medidas judiciais para resolução do problema no hospital municipal.

Em 2019, o Ministério Público já havia recomendado a prefeitura que resolvesse outros problemas no centro hospitalar como a adequação das instalações de atendimento de urgência, criação de espaço para acompanhantes de crianças, idosos e gestantes, reparos no piso e paredes, compra de aparelhos de radiologia, mobiliários para enfermaria e outros equipamentos, além da contratação de médicos anestesistas.

Texto: Sarah Barbosa, estagiária de jornalismo
Revisão: Mônica Maia, jornalista

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

O Banco Central (BC) deu um novo passo nesta sexta-feira (28) para restringir o uso…

5 horas ago

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)…

1 dia ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), o pagamento da tarifa do Metrô em São Paulo poderá…

2 dias ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Começou nesta segunda-feira (1º). no Armazém da Utopia, no centro do Rio de Janeiro, a 1ª…

2 dias ago

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos

A 1ª Semana da Economia Brasileira reúne no Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira…

3 dias ago

This website uses cookies.