Ministério Público recomenda a prefeitura de Marabá garantir atendimento a moradores de rua

A Promotora de Justiça de Marabá, Lílian Viana Freire, recomendou ao prefeito e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) de Marabá que observe a situação dos moradores em situação de rua do município em função da pandemia da Covid-19.

VEJA TAMBÉM:

Na lista de recomendações do Ministério Público do Pará (MPPA) estão a efetivação e reordenamento do serviço sócio assistencial de prestação contínua destinado às pessoas em situação de rua; estruturação do serviço especializado em abordagem social, com a ampliação do número de profissionais vinculados ao serviço; e fornecimento gratuito de refeições em restaurantes populares, ou mediante entrega direta.
Quanto ao serviço de acolhimento institucional para população de rua, o MPPA recomenda a estruturação do serviço desse tipo de acolhimento  de forma a viabilizar a prestação dos serviços sócio assistenciais de abrigo institucional para a oferta de acolhimento provisório às pessoas adultas ou grupo familiar, com ou sem crianças, que se encontrem em situação de rua. Recomenda ainda o atendimento às pessoas em situação de rua, com especial atenção às medidas de prevenção, identificação de casos suspeitos, tratamento e mitigação de danos decorrentes do coronavírus.
O prefeito municipal de Marabá e a Secretaria Municipal de Saúde também devem facilitar o acesso dos moradores de rua às unidades de saúde, mesmo daqueles que não possuem registro civil. Além de ampliar a oferta dos serviços de saúde, assistência social e vacinação.
O Município deverá ainda ampliar e disponibilizar espaços públicos para higienização, alimentação e água potável, além de ofertar banheiros químicos e oferecer material de higiene gratuitamente.

Em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), deverá ser assegurado às pessoas em situação de rua espaço adequado de repouso e cuidados de saúde na rede pública.

O prazo para informar ao MPPA as medidas adotas é de 15 dias a partir do recebimento da Recomendação.

Veja a íntegra da Recomendação

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Matheus Nogueira desabafa após novo tropeço do Paysandu

Goleiro cobrou maior efetividade da equipe e deu razão às cobranças do torcedor. | Matheus…

5 horas ago

Operação da PF combate fraudes ao Auxílio Brasil no Pará

Redenção/PA. A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (3/5), em…

7 horas ago

COP-30: secretário do Pará e Anitta participam de evento

Nesta quinta-feira (2), o Secretário de Meio Ambiente do estado do Pará, Mauro O’de Almeida,…

11 horas ago

Petrobras aumenta em 2,8% preço de querosene de aviação

A Petrobras aumentou em 2,8%, nesta quarta-feira (1º), o preço do querosene de aviação (QAV) vendido para…

11 horas ago

Ação Cidadania emitirá identidades no distrito Palmares

O distrito de Palmares, cerca de 60 km de Tailândia, nordeste paraense, irá receber os…

12 horas ago

Show de Madonna tem homenagem ao trapalhão Zacarias e Cazuza

Fotos de artistas brasileiros já falecidos serão exibidas durante show de Madonna no Rio de…

17 horas ago

This website uses cookies.