Ministério Público recomenda a prefeitura de Marabá garantir atendimento a moradores de rua

A Promotora de Justiça de Marabá, Lílian Viana Freire, recomendou ao prefeito e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) de Marabá que observe a situação dos moradores em situação de rua do município em função da pandemia da Covid-19.

VEJA TAMBÉM:

Na lista de recomendações do Ministério Público do Pará (MPPA) estão a efetivação e reordenamento do serviço sócio assistencial de prestação contínua destinado às pessoas em situação de rua; estruturação do serviço especializado em abordagem social, com a ampliação do número de profissionais vinculados ao serviço; e fornecimento gratuito de refeições em restaurantes populares, ou mediante entrega direta.
Quanto ao serviço de acolhimento institucional para população de rua, o MPPA recomenda a estruturação do serviço desse tipo de acolhimento  de forma a viabilizar a prestação dos serviços sócio assistenciais de abrigo institucional para a oferta de acolhimento provisório às pessoas adultas ou grupo familiar, com ou sem crianças, que se encontrem em situação de rua. Recomenda ainda o atendimento às pessoas em situação de rua, com especial atenção às medidas de prevenção, identificação de casos suspeitos, tratamento e mitigação de danos decorrentes do coronavírus.
O prefeito municipal de Marabá e a Secretaria Municipal de Saúde também devem facilitar o acesso dos moradores de rua às unidades de saúde, mesmo daqueles que não possuem registro civil. Além de ampliar a oferta dos serviços de saúde, assistência social e vacinação.
O Município deverá ainda ampliar e disponibilizar espaços públicos para higienização, alimentação e água potável, além de ofertar banheiros químicos e oferecer material de higiene gratuitamente.

Em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), deverá ser assegurado às pessoas em situação de rua espaço adequado de repouso e cuidados de saúde na rede pública.

O prazo para informar ao MPPA as medidas adotas é de 15 dias a partir do recebimento da Recomendação.

Veja a íntegra da Recomendação

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Acidente na BR-230 Envolve Caminhonete e Cavalo

Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…

32 minutos ago

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

6 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

6 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

6 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

11 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

11 horas ago

This website uses cookies.