Categories: Marabá

Enchente desabriga mais de 2 mil famílias, em Marabá

A cada dia vem aumentando o número de famílias desabrigadas em Marabá, sudeste paraense, em decorrência da cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Na tarde desta quarta-feira (18), o Tocantins atingiu 12,38 metros, acima do nível normal. A subida do nível do rio aconteceu muito rápido nas últimas 24 horas, pegando muitos de surpresa, com cerca de 60 centímetros de terça para quarta. O prefeito de Marabá, Tião Miranda, decretou na terça-feira (17) situação de emergência no município em função da cheia e do número de desalojados por causa das enchentes.

VEJA TAMBÉM:

A subida das águas já atinge diversos trechos da Orla da Marabá Pioneira, cartão-postal do município, e muitos abrigos que haviam sido construídos na área da Praça de Esporte da Colônia de Pescadores Z-30 foram invadidos pelas águas, pegando as famílias de surpresa. “Não sei como vou fazer, para onde eu vou, aonde vão colocar minhas coisas, porque a água está entrando no meu barraco”, disse a doméstica Maria de Fátima da Silva.
O construtor Deusivan dos Santos também foi para um abrigo com a família, mas o local também foi invadido pelas águas. “Para nós é muito triste, porque cada mudança que a gente faz perde muita coisa. Então, isso não tem nem explicação, é difícil acordar e quando coloca os pés no chão está embaixo d’ água e para quem tem criança pequena, é pior ainda”.

AFETADOS

De acordo com a Defesa Civil de Marabá, as famílias que tiveram os abrigos inundados seriam remanejadas para outros locais. Os bairros mais atingidos são: Santa Rosa, Centro da Marabá Pioneira; Amapá, Da Paz, São Miguel da Conquista, Filadélfia, no Núcleo Cidade Nova e Folha 33 e 14, na Nova Marabá. Ao total já são mais de 2 mil pessoas afetadas pela cheia. De acordo com a Defesa Civil Municipal, são 788 famílias atingidas pela cheia dos rios, totalizando 1.418 pessoas desabrigadas e 507 pessoas desalojadas, que são aquelas que alugam casas ou vão para residências de familiares.

Já 197 pessoas estão afetadas também diretamente com a enchente e não se enquadram nem em desabrigados nem desalojados, como exemplo das moradias de dois andares, onde se mudam para o andar de cima, ficando ilhados.

RESGATE EXÉRCITO

Quinze caminhões, sendo 10 do Exército Brasileiro, 4 destes com embarcações, estão realizando a mudança das pessoas para a casa de familiares, amigos ou abrigos. A 23ª Brigada de Infantaria de Selva também disponibilizou 43 militares do 52º Batalhão de Infantaria de Selva e do 23º Batalhão Logístico de Selva. A cidade conta atualmente com sete abrigos, em quatro dos núcleos do município. O Corpo de Bombeiros (Defesa Civil Estadual) também já está prestando total apoio aos atingidos juntamente com o município.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

3 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

3 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

4 horas ago

Produtos da ceia de Natal têm diferenças de quase 190% em São Paulo

Diferença de até 188% nos preços dos produtos mais comuns da ceia de Natal foi…

5 horas ago

MPF pede suspensão imediata de permissões para mineração na APA do Tapajós não autorizadas pelo ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…

8 horas ago

Bombeiros intensificam buscas de idosa com alzheimer desaparecida em Tailândia

A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…

8 horas ago

This website uses cookies.