Categories: NotíciasParáSaúde

Covid-19: Governo do Pará atua para combater fake news

Em meio ao turbilhão de informações recebidas a todo o momento sobre a Covid-19 (coronavírus), diversas notícias falsas circulam pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. As famosas fake news prejudicam o trabalho de combate à pandemia e geram pânico na população. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e Polícia Civil, adotou uma série de medidas para combatê-las.

VEJA TAMBÉM:

O governador Helder Barbalho alerta a população paraense sobre o perigo das fake news e pede que busquem informações em fontes oficiais. “Essas notícias falsas só servem para atrapalhar e prejudicar a população nesse momento. Acompanhem as informações pelo nosso site e fiquem atentos às nossas redes sociais oficiais para não retransmitir fake news”, afirmou.
A Sespa tem utilizado os seus perfis oficiais nas redes sociais para orientar e divulgar, diariamente, informações atualizadas sobre os números de casos confirmados, suspeitos e em análise no Estado.

“Devemos ter cautela para evitar pânico. Acompanhem canais de comunicação oficiais, como o site do Ministério da Saúde, o site e redes sociais da Sespa, para não compartilharem mensagens sem saber se são verdadeiras ou não” – Alberto Beltrame, secretário de Estado de Saúde.

O titular da Sespa recomendou que os paraenses acessem a página criada pelo Ministério da Saúde para combater as fake news e utilizem o whatsapp disponibilizado pelo Ministério da Saúde: (61) 99289-4640, para esclarecer as dúvidas.

“Na página, há informação precisa, de qualidade e credibilidade. Em caso de dúvida, acesse os sites oficiais do Ministério da Saúde e da Sespa. Temos lá uma coletânea de exemplos de fake news e a verdade sobre cada uma delas, pois a melhor maneira de combater a falsa notícia é com informação de qualidade”, disse Beltrame.

O papel da Polícia Civil do Estado também é essencial diante da disseminação de fake news. Segundo o delegado geral da PC, Alberto Teixeira, o trabalho da corporação é intenso para averiguar o conteúdo dessas mensagens, com o objetivo de identificar quem são os disseminadores dessas notícias falsas, para que sejam responsabilizados criminalmente.

“Montamos uma equipe que está analisando essas informações, para que possamos identificar e responsabilizar essas pessoas, com base no artigo 41, da Lei de Contravenções Penais, que prevê punição para quem utiliza desse artifício, assim como o Código Penal Brasileiro e outras previsões legais”, garantiu. 

Atualização – A Sespa divulgou a atualização do Balanço Covid-19 no Pará às 11h desta terça-feira (24). O Estado segue com cinco casos confirmados, 215 descartados e 168 casos em análise.

Serviço:

Agência Pará de Notícias

Site Sespa

Redes sociais oficiais do Governo do Pará

Instagram: @governopara e @sespapara

Facebook: Governo do Pará

Twitter: @SespaPara

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

4 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

4 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

4 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

9 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

9 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

9 horas ago

This website uses cookies.