O prazo vai até dia 15 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando desde o dia 15 de fevereiro até 15 de junho de 2020 a atualização das condicionalidades da saúde necessárias para manter o benefício do Bolsa-Família, ou seja, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão visitando as residências para atualização e confirmação dos dados referentes a vacinação, peso e altura dos beneficiados.

As crianças devem estar com a caderneta de vacinas em dia e as gestantes devem realizar o pré-natal, sob pena de suspensão ou bloqueio do benefício. As pessoas em áreas que não são cobertas com ACS ou que não receberam a visita, por qualquer motivo, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atualização, dentro do prazo estipulado, como já dito, com risco de perda do benefício.

A SMS tem realizado treinamento com os Agentes ao longo do período em relação a forma correta de realizar o preenchimento dos mapas de acompanhamento, que serão utilizados durante as visitas. A exigência de atualização das condicionalidades são do Ministério da Saúde, do Governo Federal. O órgão também é responsável pela entrega dos mapas de acompanhamento. As atualizações são feitas anualmente durante dois períodos.

É importante ressaltar que, caso haja algum problema com situação cadastral, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência, ou o Comitê do Bolsa Família, localizado na entrada da Marabá Pioneira.