Violência cai e mantém redução em mais de 100 municípios paraenses

O policiamento preventivo estratégico; a qualidade das perícias criminais realizadas, contribuindo para a elucidação célere de crimes de grande repercussão; os investimentos em tecnologia; a valorização dos agentes de segurança e a punição para aqueles que insistem em infringir as leis são algumas das medidas adotadas pelo sistema de segurança pública e defesa social do Pará desde 2019. O reflexo direito disso é a constante diminuição de vários tipos de crimes em todo o Estado.

Informações apresentadas na quarta-feira (26), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mostram a redução ou manutenção da diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais, que envolvem casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em 102 municípios paraenses, ao comparar o período de 1º de janeiro a 25 de fevereiro, dos anos de 2019 e 2020.

Entre os municípios onde a violência diminuiu, levando em consideração cada Região Integrada de Segurança Pública (Risp), estão: Belém (-51,49%), Ananindeua (- 62,50%), São Miguel do Guamá (- 100%), Salinópolis (- 83,33%), Ipixuna do Pará (- 87,71%), Afuá (-100%), Goianésia do Pará  (-66,67%), Palestina do Pará (- 100%), Altamira (- 61,54%), Conceição do Araguaia (- 100%) e Rio Maria (- 100%).

O titular da Segup, Ualame Machado, anunciou a interiorização do TerPaz e da Operação Polícia Mais forte’
Foto: Elielson Modesto / Ascom Segup

De acordo com o titular da Segup, Ualame Machado, no primeiro ano de gestão várias ações foram efetivadas, principalmente na Região Metropolitana de Belém, para que pudessem ser acompanhadas mais de perto e, após a comprovação da eficiência, ampliadas para o interior paraense. Essa é uma das metas para a gestão em 2020.

Eficiência – “A Operação Polícia Mais Forte, que emprega o policial militar em horários identificados como mais vulneráveis, por meio de jornada extraordinária, e a instalação do programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz), por exemplo, são algumas das medidas aplicadas na RMB que deram muito certo em 2019, e já estamos fazendo com que elas cheguem até o interior. A instalação do TerPaz nas cidades de Parauapebas e Canãa dos Carajás já está confirmada, com a parceria da mineradora Vale, assim como a ‘Polícia Mais forte’ em algumas cidades”, destacou o secretário.

A valorização dos agentes de segurança é outra estratégia implementada pelo Estado
Foto: ASCOM / PMPA

O TerPaz já está em pleno funcionamento em sete bairros da RMB – Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém, além do bairro Icuí, em Ananindeua, e Centro, em Marituba. Todos já receberam ações de ostensividade policial, no primeiro momento, resultando em queda da criminalidade, e da polícia de proximidade, assistência e promoção social, envolvendo diversos órgãos estaduais, a fim de manter a redução dos índices de criminalidade criminais e continuar melhorando a segurança para a população.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Pará envia equipe de busca e salvamento ao Rio Grande do Sul

Os últimos dias têm sido de atenção e sofrimento ao povo do Rio Grande do…

39 minutos ago

Pai e filho são mortos após invadirem residência de desafetos em Santarém

Na tarde deste domingo (12), na comunidade de Cipoal, em Santarém, no oeste do Pará,…

39 minutos ago

Mal súbito: homem é encontrado morto dentro de casa em Tailândia

Um homem identificado como Dilson Rodrigues da Fonseca, 58 anos, foi encontrado morto dentro de…

39 minutos ago

Petrobras anuncia mudanças que podem reduzir preço do gás natural

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (10) mudanças na comercialização do gás natural canalizado que podem…

39 minutos ago

Jovem morre após receber descarga elétrica, em Santarém

Na tarde de domingo (12), no bairro Santo André, em Santarém, no oeste do Pará,…

5 horas ago

Veja quem são as vítimas fatais das enchentes no Rio Grande do Sul

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim de abril já provocou a…

5 horas ago

This website uses cookies.