Violência cai e mantém redução em mais de 100 municípios paraenses

O policiamento preventivo estratégico; a qualidade das perícias criminais realizadas, contribuindo para a elucidação célere de crimes de grande repercussão; os investimentos em tecnologia; a valorização dos agentes de segurança e a punição para aqueles que insistem em infringir as leis são algumas das medidas adotadas pelo sistema de segurança pública e defesa social do Pará desde 2019. O reflexo direito disso é a constante diminuição de vários tipos de crimes em todo o Estado.

Informações apresentadas na quarta-feira (26), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mostram a redução ou manutenção da diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais, que envolvem casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em 102 municípios paraenses, ao comparar o período de 1º de janeiro a 25 de fevereiro, dos anos de 2019 e 2020.

Entre os municípios onde a violência diminuiu, levando em consideração cada Região Integrada de Segurança Pública (Risp), estão: Belém (-51,49%), Ananindeua (- 62,50%), São Miguel do Guamá (- 100%), Salinópolis (- 83,33%), Ipixuna do Pará (- 87,71%), Afuá (-100%), Goianésia do Pará  (-66,67%), Palestina do Pará (- 100%), Altamira (- 61,54%), Conceição do Araguaia (- 100%) e Rio Maria (- 100%).

O titular da Segup, Ualame Machado, anunciou a interiorização do TerPaz e da Operação Polícia Mais forte’
Foto: Elielson Modesto / Ascom Segup

De acordo com o titular da Segup, Ualame Machado, no primeiro ano de gestão várias ações foram efetivadas, principalmente na Região Metropolitana de Belém, para que pudessem ser acompanhadas mais de perto e, após a comprovação da eficiência, ampliadas para o interior paraense. Essa é uma das metas para a gestão em 2020.

Eficiência – “A Operação Polícia Mais Forte, que emprega o policial militar em horários identificados como mais vulneráveis, por meio de jornada extraordinária, e a instalação do programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz), por exemplo, são algumas das medidas aplicadas na RMB que deram muito certo em 2019, e já estamos fazendo com que elas cheguem até o interior. A instalação do TerPaz nas cidades de Parauapebas e Canãa dos Carajás já está confirmada, com a parceria da mineradora Vale, assim como a ‘Polícia Mais forte’ em algumas cidades”, destacou o secretário.

A valorização dos agentes de segurança é outra estratégia implementada pelo Estado
Foto: ASCOM / PMPA

O TerPaz já está em pleno funcionamento em sete bairros da RMB – Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém, além do bairro Icuí, em Ananindeua, e Centro, em Marituba. Todos já receberam ações de ostensividade policial, no primeiro momento, resultando em queda da criminalidade, e da polícia de proximidade, assistência e promoção social, envolvendo diversos órgãos estaduais, a fim de manter a redução dos índices de criminalidade criminais e continuar melhorando a segurança para a população.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Corpo de idoso é encontrado após vizinho sentir mau cheiro em Tailândia

O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…

53 minutos ago

Veja os destaques da Coluna Esplanada desta sexta-feira

A cara da burocraciaFoi uma pá de cal nos empreendedores a reunião virtual dos representantes…

2 horas ago

Pedestre é Atropelada em Itaituba; Acidente Serve de Alerta para Atenção no Trânsito

Na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro de 2024, uma pedestre ainda não identificada foi…

3 horas ago

Tailândia: foragido por assassinar ex da namorada é preso no Palmares

Um homem, identificado como Antônio Edgleison Rocha, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar…

5 horas ago

Morre Dom Antonio, membro da família real brasileira

A Família Imperial Brasileira governou do Brasil entre 1822 e 1889. Desde que República foi…

8 horas ago

This website uses cookies.