A biografia em homenagem à trajetória política de Paulo Fonteles Filho e sua mãe, Hecilda Veiga, já tem data fechada para lançamento. Escrita pelo jornalista Ismael Machado, a obra apresenta o título “Filhos desta raça não devem nascer” e entrará na lista dos lançamentos da editora da Imprensa Oficial do Estado durante a próxima edição da Feira do Livro e das Multivozes, agendada para maio deste ano, em Belém.

Os acertos do lançamento foram tratados em reunião na última sexta-feira (7), na sede da Ioepa, pelo presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, o assessor Michel Sodré e Moisés Alves, da Editora Pública, com os irmãos de Paulo Fonteles Filho, Ronaldo Fonteles e Pedro Fonteles.

A obra foi produzida a partir de várias entrevistas com personalidades que fizeram parte ou acompanharam a trajetória da mãe e do filho, falecido em outubro de 2017.

Paulo Fonteles Filho, conhecido como Paulinho Fonteles, nasceu em 1972, numa prisão em Brasília, em meio a Ditadura Militar. A mãe, Hecilda Veiga, era estudante de Ciências Sociais quando foi presa, com cinco meses de grávida. Atualmente, é professora do curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Texto e fotos: Julie Rocha
Ascom/Ioepa