A titular de Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, visitou a sede da Imprensa Oficial do Estado para fazer a certificação digital da nova secretaria, criada em novembro de 2019 como resultado da fusão entre as secretarias de Planejamento (Seplan) e de Administração (Sead). A Ioepa é uma Autoridade de Registro, vinculada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
“Tivemos que fazer essa nova certificação para começar o funcionamento efetivo desta secretaria, que agora é de Planejamento e Administração e, mais uma vez, fiquei muito impressionada com o atendimento. Quero parabenizar o órgão pela agilidade na prestação de serviço de qualidade”, elogiou ela, que emitiu o e-CNPJ A3 Token, com validade de três anos.
A gestora foi recebida por técnicos e pelo gerente da Certificação Digital, Thiago Campelo, além do presidente da Ioepa, Jorge Panzera e do diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques.
“Muitos gestores têm prestigiado o nosso trabalho, ampliando ainda mais a presença desse serviço importante que nós prestamos. Também demonstra a valorização que o Governo do Pará como um todo tem dado a Agência de Registro de Certificação Digital da Imprensa Oficial”, comentou Jorge Panzera.
Ter acesso a determinados tipos de sites referentes a compras, prestação de contas, envio de documentos e assinaturas são algumas das vantagens ao usar a tecnologia da certificação digital, “que vai garantir a segurança em qualquer uma das transações, além de ganhar tempo pela internet e rapidez com os processos por conta da utilização do certificado”, destacou Thiago Campelo, gerente da Certificação Digital da Ioepa.
Segundo ele, o trabalho de divulgação da certificação digital juntos aos órgãos públicos e privados foi realizado ao longo de 2019 e prossegue com a meta de aumentar o número de certificações em 2020, iniciando o processo de interiorização da Imprensa Oficial, com a emissão de certificados e das publicações eletrônicas.
“Tivemos uma busca inicial de pelo menos cinco órgãos diferentes para renovar o certificado que foi feito ano passado, resultando num trabalho bem feito, com o produto entregue de forma correta e confiável e nossa grande meta de 2020 será a expansão desse serviço”.
Já emitiram o certificado digital pela Ioepa, gestores da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Belém (Sejel), Fundo Ver-o-Sol, da Prefeitura de Belém, Câmara Municipal de Peixe-Boi e Prefeitura de Curralinho.
Já agendaram o serviço os gestores do Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e Secretaria Municipal de Planejamento de Belém (Sejep).
Certificado – O certificado digital é considerado um importante documento eletrônico que comprova autenticidade de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo controle e a segurança das informações nas transações eletrônicas.
São dois tipos de produtos ofertados: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica. Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens; e o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade.
Serviço: Em Belém, o serviço é feito na travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF e do e-CNPJ pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones: (91) 4009-7843/4009-7828 ou email: ar@ioe.pa.gov.br. Outras informações no site www.ioepa.com.br
Texto: Julie Rocha
Foto: Luana Vasks
Ascom/Ioepa
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
Agência Brasil
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
This website uses cookies.