A Justiça acolheu o pedido cautelar do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e afastou das funções policiais civis da Delegacia de Xinguara. Eles são acusados de cobrança ilegal de fiança dentro do prédio da delegacia.
O caso ocorreu em 2017. A vítima é Jardeson de Lima Morais que relatou ter sido obrigado a pagar 3 mil reais para ser liberado da delegacia. Na época, Jardeson foi acusado de ter comprado um celular supostamente roubado. Também é acusado de participação na extorsão uma quarta pessoa, gerente de uma transportadora e conhecido da vítima.
O MP requereu na justiça medidas cautelares a fim de resguardar o andamento do processo. O juiz da Vara Criminal de Xinguara recebeu a denúncia, deferindo completamente as medidas pleiteadas, afastando os denunciados dos cargos, proibindo qualquer aproximação das vítimas e testemunhas e suspendendo seus portes de arma.
Os denunciados pelo MP são os policiais Edson Campos Pojo, Silvio André Pereira Dourado e Henry Pedro Lorenz Neto. Eles tiveram a ajuda de Marcones Vieira de Sena, gerente de uma transportadora local, também denunciado.
Ao receber as informações, o MP, por meio do promotor de Justiça Alexandre Moura Costa, instaurou procedimento para investigar os fatos. As investigações constataram a prática de delitos de extorsão e corrupção passiva por parte dos acusados.
Durante as investigações o MP requisitou documentos, colheu depoimentos de vítimas, testemunhas e procedeu com reconhecimento de pessoas. As diligências permitiram delimitar a autoria e materialidade do delito, suficientes para propositura de denúncia e pedido de medidas cautelares em desfavor dos acusados. A denúncia foi assinada pelos promotores Alexandre Moura, André Cavalcante, Leonardo Caldas e Luiz Souza requerendo também as medidas cautelares.
Texto: Ascom MPPA, com informações da Promotoria.
Treinador Pedro Chaves terá a primeira experiência na elite do Parazão | Jorge Luís Totti/PaysanduO…
Agência Brasil
No último dia 19 de dezembro de 2024, por volta das 18h50, na zona rural…
Um homem identificado com José Orlando, de 31 anos, foi morto com um golpe de…
Será lançado neste domingo (15), o documentário "Dançando Além das Fronteiras", o primeiro documentário de…
Na madrugada deste domingo, 22 de dezembro de 2024, ocorreu um acidente envolvendo um animal…
This website uses cookies.