Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira, 17, na zona rural do município de Ourilândia do Norte, sudeste paraense, para apurar suposta atividade ilegal de extração mineral.
Denominada “Caixa Dourada”, a operação cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Redenção, no interior da Fazenda Santa Clara, local onde foram flagrados diversos garimpos clandestinos de cobre em plena atividade.
Foram localizadas dez “caixas”, que são buracos profundos cavados no solo, de onde o minério de cobre era retirado, em muitos casos com utilização ilegal de explosivos para quebrar as rochas.
Também foram apreendidos dois caminhões tipo caçamba, uma caminhonete Hilux, 129 bisnagas de explosivo, mais de 100 kg de Nitrato de Amônia (usado para fazer explosivos), sete sacos de cordéis para detonação, três motores de água, três compressores, três ventoinhas, seis guindastes de elevação, quatro martelos de perfuração, cinco geradores de energia, celulares e outros apetrechos típicos de atividade de mineração.
Além da apreensão, duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para a Delegacia de Polícia Federal em Redenção, onde foram autuadas pelos crimes de extração ilegal de minérios, crime ambiental e uso de explosivos (Lei n. 10.826/2003), cujas penas somadas podem alcançar 12 anos.
Fonte: PF/RDO/PA