Categories: MarabáSaúde

Número de pacientes com hanseníase diminui

No decorrer da Campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a comunidade acerca da necessidade de controle da hanseníase, não foram registrados novos casos de pessoas com a doença, ao invés disso, o número de pacientes em tratamento diminuiu em Marabá, de 192 em dezembro de 2019 para 177 este mês. A redução se dá  devido a conclusão do tratamento dessas pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), considera o fato positivo porque indica que os portadores da doença não estão transmitindo a outras pessoas.

Segundo Mônica Borchart, diretora do DAB, a campanha Janeiro Roxo também tem saldo positivo porque promoveu atividades em todas as unidades básicas de saúde, procurando conscientizar o público em relação à hanseníase, destacando o que é a doença, sintomas, transmissão, tratamento e prevenção.

A conscientização tem ainda como foco os estigmas atribuídos à hanseníase, considerando que além do portador ser geralmente discriminado, a doença deixa marcas físicas (sequelas), que podem surgir com o avanço, caso não seja diagnosticada e tratada em tempo hábil. Por isso, a campanha visa também chamar as pessoas que têm algum sintoma a fazer o exame.

Em Marabá, toda pessoa que faz o tratamento e acompanhamento de hanseníase recebe da Prefeitura uma cesta básica especial mensal, doada na unidade de saúde de referência de cada paciente, enquanto durar o tratamento. “Essa ajuda é dada independentemente de classe social, mas em Marabá as pessoas com hanseníase são geralmente muito carentes”, declarou a diretora, garantindo que felizmente não há desistência do tratamento, porque se o paciente não vai à unidade de saúde, um agente comunitário de saúde ou enfermeira procura a residência dele para saber o motivo de falta.

A hanseníase é caracterizada por manchas na pele, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades. É causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae, que costuma evoluir lentamente, atingindo pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas, em especial nas extremidades, ou seja, dedos, nariz e orelhas principalmente.

A transmissão se dá pelo contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada pelo bacilo e que não esteja em tratamento, já que o paciente em tratamento já não transmite mais a doença. A pessoa infectada expele bacilos (bactérias) através do sistema respiratório superior quando ela fala, tosse ou espirra, por meio da saliva e secreções nasais. (João Batista)

Folha do Bico

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

5 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

5 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

5 horas ago

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

9 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

9 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

10 horas ago

This website uses cookies.