Connect with us

Cidades Paraenses

Estado inaugura novas instalações da primeira Diretoria de Combate à Corrupção do Brasil

Avatar

Published

on

A iniciativa reforça a determinação do Governo do Pará em combater crimes contra a ordem tributária.

Em funcionamento desde o ano passado, a primeira Diretoria de Combate à Corrupção (Decor) do País, ligada à Polícia Civil do Estado do Pará, está funcionando em espaço mais amplo e equipado. O governador Helder Barbalho, acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale, inaugurou nesta quinta-feira (23), as instalações da Diretoria nas dependências da Delegacia-Geral, em Belém. O local passou por reforma, realizada com recursos do Fundo de Investimento em Segurança Pública (Fisp), também utilizados na aquisição de equipamentos especializados e qualificação dos servidores.

Descerramento da placa de inauguração da Decor, nas dependências da Delegacia-Geral da Polícia CivilAs instalações abrigam as divisões de Repressão à Lavagem de Dinheiro; de Repressão à Corrupção e aos Desvios de Recursos Públicos, e de Repressão aos Crimes de Ordem Tributária. Segundo Helder Barbalho, além do cumprimento de uma agenda de Governo, a Decor reforça que o combate à corrupção é uma diretriz de Estado.

“Que seja uma causa a mover e unir a todos, para que estas ações possam promover a boa aplicação de recursos, a garantia da utilização junto às suas finalidades e, claro, construir uma cultura muito clara de que não há espaço para a impunidade”, ressaltou o governador. A primeira-dama, Daniela Barbalho, secretários de Estado, deputados estaduais e membros do Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos do Poder Judiciário acompanharam a inauguração do prédio.

Repressão qualificada – “Este é um momento ímpar na história da Polícia Civil, com a possibilidade de que possamos ter uma repressão qualificada. Não basta identificar autores e prender, ainda mais diante de organização criminosa. Temos que correr atrás do dinheiro para quebrar as pernas de quem comete o delito”, acrescentou o delegado-geral.

O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, afirmou que a nova estrutura condiz com a importância do trabalho de investigação conduzido pela Polícia Civil, de um modo geral. “É uma realidade em qualquer tipo de crime, e para eliminá-lo é preciso desestruturar financeiramente qualquer organização criminosa. Nada mais justo que o Estado reconheça o valor disso”, destacou.

Helder Barbalho e os titulares da Delegacia-Geral, Alberto Teixeira (e). e da Segup, Ualame Machado (d), diante dos novos equipamentos da DecorA Diretoria de Combate à Corrupção atua para apurar crimes praticados contra a ordem tributária no Pará, tanto no âmbito da administração pública direta e indireta, como em casos em que o Estado toma parte como beneficiário, partícipe ou terceiro interessado. É também atribuição da Diretoria a investigação de ocorrências de fraudes e corrupção praticadas no âmbito da administração pública.

As ações são apoiadas em recursos tecnológicos de ponta, como sistemas de comunicação dissimulada, e analisador de espectro e de linhas telefônicas, além de detector de junção não linear.

“A corrupção é uma degeneração dos tecidos sociais que causa grandes prejuízos a particulares e ao Erário. O Brasil experimentou grande avanço nesse aspecto. Conseguimos sensibilizar as autoridades e o Governo a criar, de forma pioneira, essa diretoria”, disse o titular da Diretoria de Combate à Corrupção, delegado Renan Souza.

Entrega da placa de reconhecimento ao governador Helder BarbalhoResgate – A Decor não é voltada apenas a investigações relacionadas à suspeição de corrupção. De acordo com Alberto Teixeira, a atribuição institucional da Diretoria inclui qualificar os crimes, em apoio à atividade da Polícia Judiciária. Desde o início do funcionamento, a Diretoria já resgatou mais de R$ 1 milhão em ativos, valor oriundo de operações executadas pelas divisões da Polícia Civil.

Das mãos do delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, o governador recebeu uma placa em reconhecimento à “excelência administrativa e competência gerencial” que resultaram na instalação da Diretoria de Combate à Corrupção.

Fotos: Marcelo Seabra / Ag.Pará

Polícia Civil

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Continue Reading
Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios

Facebook

Últimas Postagens

Copyright © 2018-2019 Zap Marabá. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MakerWeb.

error: Utilize a opção compartillhar !!