Operação Gelada prende homens acusados de queimadas em Marabá

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na quarta-feira (4), a operação “Gelada”, que culminou na prisão de três homens suspeitos de realizarem queimadas em área de mata na zona rural de Marabá. A ação atende também a requisições do Ministério Público Ambiental e denúncias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

As áreas destruídas correspondem a cerca de 70 hectares e as fiscalizações foram registradas através de fotos e imagens de drone. José Arimatéia do Nascimento Silva foi preso em flagrante pela posse irregular de arma de fogo e por destruir e danificar floresta considerada área de preservação permanente, tipificado no Art. 38, caput, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), e possuir motosserra sem autorização, previsto no Art. 51 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

“Quando chegamos ao primeiro local, foram constatadas as práticas de crimes ambientais. Além disso, encontramos armas de calibres 20 e 28, além de oito munições” – titular da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Marabá, Waney França Alexandre.

Logo após a realização da primeira prisão, as equipes da Polícia Civil se deslocaram até a segunda área denunciada, na qual foi constatada enorme devastação, além de grandes focos de incêndio. Amarildo Gomes da Silva foi preso em flagrante pela prática dos crimes previstos nos Art. 41 da Lei 9.605/98 (provocar incêndio em mata ou floresta) e por utilizar motosserra sem autorização. Com ele, foi encontrado ainda um recipiente com combustível, que seria utilizado nas queimadas.

Testemunhas confirmaram que Amarildo teria ateado fogo na área, provocando incêndio no local. Durante a prisão, o acusado afirmou que estava derrubando as árvores a mando de José Ednaldo da Silva, que também foi detido em flagrante pelos crimes dos Art. 41 e Art. 38, caput da Lei 9.605/98. Os suspeitos foram conduzidos para a sede da Deca e estão à disposição da justiça.

Agência Pará

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é Ameaçado com Faca Após Acolher Idoso em Itaituba

Na última sexta-feira (4), José Tavares foi ameaçado com uma faca após acolher um idoso…

12 minutos ago

Eleições 2024: Pesquisa Datailha aponta vitória de Rubens Teixeira em Moju com 47,3%

O Instituto Datailha, pode divulgar neste sábado, 05, uma pesquisa sobre as intenções de votos…

13 minutos ago

Ministério da Fazenda autoriza 199 marcas de bets no país; veja lista

Um total de 199 marcas operadas por 95 empresas de bets estão autorizadas a continuar…

1 hora ago

Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio

Após assinatura de acordo, a Prefeitura do Rio e o governo federal realizaram nesta quinta-feira…

3 horas ago

Justiça proíbe pousada instalada em área indígena no Pará sem consulta a povos originários

A Justiça Federal atendeu pedidos do Ministério Público Federal (MPF) em ação civil pública e…

4 horas ago

Governo revisa projeto de lei que amplia auxílio-gás à famílias de baixa renda

Na última terça-feira, 1º, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo federal…

4 horas ago

This website uses cookies.