Connect with us

Marabá

Guarda Municipal adquire cadela especializada em faro de entorpecentes e proteção de pessoas

Avatar

Published

on

Desde domingo (1), o Canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM) passou a contar com mais uma cadela especializada em proteção pessoal e faro de entorpecentes. A cadela Fúria, é da raça Pastor Belga Malinois, tem 2 anos, e se junta a Spyke, Zyah e Drayka na lista de cães que auxiliam a Guarda Municipal de Marabá (GMM), nos serviços diários de patrulhamento e segurança de bens e instalações, bem como, na proteção dos munícipes.

A nova cadela já está sendo treinada e passará a participar de operações a partir de 2020.  Todos os cães são da raça Pastor Belga Malinois, com exceção de Spyke, que é da raça Pastor Alemão. O coordenador do Canil da GMM, Helder de Souza Lourenço, destaca que os cães atuam, sobretudo na função de proteção pessoal e de busca de drogas e entorpecentes. “O cão gasta em torno de 5 minutos para encontrar o objetivo em uma busca de entorpecentes, de armas e pessoas. O que o ser humano gastaria o dia inteiro”, comenta.

O cão Zyah é o mais experiente, ele possui cinco anos, e já atua há quatro no município de Marabá, tendo participado de várias operações em conjunto com a Polícia Militar e o Exército Brasileiro. Spyke, sete anos, apesar de mais velho, atua somente na proteção patrimonial. Já Drayka foi adquirida no dia 18 de maio deste ano e participou da primeira operação em outubro. Sendo utilizada na apreensão de 1 kg de crack, quatro mil reais e uma motocicleta, no Bairro São Félix.

A utilização dos cães é amplia a eficiência no combate à criminalidade, visto que as maiores apreensões de drogas, atuando em operações em conjunto com as Polícias Civil e Militar no município de Marabá, foram localizadas com o auxílio do Canil da GMM.

O treinamento é feito diariamente no canil e nas praças. Durante o ano, os animais e a toda a equipe do canil participaram de várias operações. Em junho, por exemplo, foi realizada uma operação com a Polícia Civil e Bombeiros, na Vila do Rato, na Marabá Pioneira, onde, com a ajuda de Zyah, foram apreendidos dois quilos de drogas às margens do Rio Itacaiunas.

No mês de agosto, a equipe esteve em Parauapebas, auxiliando na capacitação de uma equipe de um Canil da cidade. “Ano passado participamos de uma operação com a Polícia Federal, onde nosso cachorro identificou um veículo com 40 kg de drogas. Também realizamos rotineiramente operações nas rodoviárias e em cidades vizinhas como Goianésia e Itupiranga”, conta o coordenador do canil da GMM, Helder Lourenço.

Além disso, os cães também são utilizados de forma educacional nas escolas. “Podemos citar a Operação Ribeirinhas, que foram 15 dias pelas vilas próximas à Marabá, em um programa socioeducacional com juízes e promotores. Os adolescentes gostam dos animais, isso nos ajuda a se aproximar deles também”, completa Lourenço, acrescentando que durante o fim do ano o canil seguirá atuando de forma continua, sobretudo em rondas escolares e terminais rodoviários.

Capacitação

Neste semana, os guardas do canil também concluíram um curso de Condução de Cães, de 100 horas. Segundo Lourenço, são realizados de dois a três cursos por ano para manter os agentes sempre capacitados para o melhor trato dos animais. Ao longo do curso os agentes chegaram a realizar viagens para treinamento em áreas de difícil acesso como rios e areal.

O Guarda Eduardo de Riz, que participou de todas as aulas do curso, destacou  que o curso é importante para a aquisição de novos conhecimentos. “Desenvolvemos habilidades para condução da maneira correta, técnicas de obediência que facilitem o trabalho operacional com os cães quando necessário”, comentou.

PMM/Ascom
Debate Carajás

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Continue Reading
Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios

Facebook

Últimas Postagens

Patrocinado

A Melhor Lista IPTV do Brasil

Copyright © 2018-2019 Zap Marabá. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MakerWeb.

error: Utilize a opção compartillhar !!