Mãe e bebê passam bem após parto ocorrido na calçada em frente a hospital

A mãe e o bebê que sofreram este domingo com um trabalho de parto ocorrido na calçada do Hospital Ordem Terceira, na Campina, em Belém, sem que o atendimento inicial tivesse sido dado, estão sendo atendidos no próprio hospital e passam bem, confirmou esta manhã a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), durante uma visita realizada ao local pelo secretário municipal de saúde, Sérgio Amorim Figueredo. O titular da Sesma foi esta segunda-feira (18) ao local para uma reunião onde tomou pé sobre o ocorrido. A Sesma diz que mandou apurar o caso – e confirmou que medidas podem ser tomadas frente ao contrato do município com a instituição particular, que mantém atendimento público pelo Sistema Único de Saúde.

“Em nome do Prefeito de Belém e da secretaria [de saúde], viemos aqui garantir assistência à mãe e à criança”, disse o secretário municipal de saúde Sérgio Amorim à porta do hospital. O Conselho Regional de Medicina (CRM-PA) e também o Ministério Público do Pará apuram o caso.

“O parto não estava marcado. Segundo a família, a mãe havia marcado um atendimento para o dia 21, para um médico que não é prestador de serviços nosso, e ela entrou em trabalho de parto de sábado para domingo, quando se dirigiu para cá e aconteceu lamentavelmente o que todos já sabem. Nós estamos apurando o que ocorreu. Já determinei apuração para que possamos saber o que foi que aconteceu”, detalhou o secretário municipal de saúde. “O hospital é privado e presta serviço à população pelo SUS. Nós temos um contrato. Dependendo do que realmente ocorreu, a secretaria irá tomar providências”.

Sem médicos

“Não havia nenhum médico”, relatou Dona Ana Lúcia, mãe da jovem que teve o bebê e acompanhava o pedido de atendimento. “Quando nós viemos, eu saí gritando…. mas não adiantou. Eles só vieram depois que ela já tinha tido a criança. Acho que foi quase uma hora deitada no chão esperando. Nínguém aparaceu para ajudar. Só depois”.

Quando a família anunciou, à porta do estabelecimento, que a jovem estava em trabalho de parto, a reação teria sido nenhuma, disse Dona Ana Lúcia. “Eles não falaram nadinha. Só que não iriam atender e que não tinham leito nem médico”. A informação teria sido dada por um vigilante. Nenhuma pessoa da equipe médica foi atender a gestante, denuncia a família. “Eu fiquei desesperada. Viemos para esse hospital porque era mais perto”, contou a avó do bebê, confirmando que a outra opção era a Santa Casa de Misericórdia – mas a família do Jurunas optou pelo acesso mais ágil a atendimento, frente às dores do trabalho de parto.

A mãe da criança que nasceu na calçada tem 21 anos e também mora no Jurunas. O bebê é seu terceiro filho. Segundo confirmou a Sesma, a gestante fez todo seu pré-natal em uma unidade pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde também disse que essa é a primeira vez que algo do gênero acontece durante o contrato da secretaria municipal com o Hospital da Ordem Terceira.

Em nota divulgada à imprensa este domingo (17), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM/PA) confirmou que também está apurando o ocorrido. “Ressaltamos que todas as denúncias que chegam ao conhecimento do CRM-PA são apuradas, sempre em conformidade com o Código de Processo Ético Profissional, observando rigorosamente o sigilo processual e o direito à ampla defesa e ao contraditório”, disse o CRM-PA. A redação de O Liberal também entrou em contato por telefone com o hospital particular no próprio domingo para apurar o fato. Na ocasião, a instituição inicialmente informou desconhecer o caso.

A redação integrada de O Liberal segue entrando em contato com a direção do hospital para obter mais detalhes sobre o ocorrido e sobre as providências que estão sendo tomadas. Acompanhe.

Fonte: ORM

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Economia: agronegócio aumenta exportação do Estado

No decorrer de 2023, o desempenho das exportações de produtos do agronegócio no Pará demonstrou…

6 minutos ago

Agropalma investe em educação básica para comunidade de Tailândia

Com o propósito de contribuir para a formação escolar e o desenvolvimento socioeconômico do Pará,…

1 hora ago

Menor de 16 anos morre em acidente na zona rural de Uruará, no PA

Na noite desta segunda-feira (29), a guarnição da policia militar mais forte foi acionada para…

4 horas ago

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da…

4 horas ago

Uso de defensivos: especialista responde mitos e verdades

Anualmente, dezenas de estudos, pesquisas e relatórios são divulgados sobre a utilização de defensivos agrícolas…

6 horas ago

Homem é agredido a tijoladas por ex no Pará

Um homem, identificado como José Daniel Rosário Coelho, foi agredido pela ex-namorada com um tijolo…

6 horas ago

This website uses cookies.