A educação ambiental é capaz de formar cidadãos comprometidos com o futuro do planeta. Sustentabilidade, preservação, conservação e reciclagem são conceitos desenvolvidos a partir desta percepção, e reforçados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), ao realizar em escolas palestras e oficinas sobre o tema.

Na Escola Municipal Professora Doralice de Andrade Vieira, em Marabá, município do sudeste paraense, a Cosanpa promoveu nesta quinta-feira (7) atividades sobre impactos do lixo urbano no meio ambiente, limpeza do entorno da escola e oficina de brinquedos com material reciclável.Com o Comitê Ambiental Escolar, a equipe técnica social da Cosanpa organizou a confecção de um novo brinquedo para o parque da escola: uma centopeia, feita com material reciclável.

Os alunos que participam do Comitê revitalizaram pneus e coloriram pedaços de madeira para fazer a base do brinquedo.Com a parceria da Cosanpa, os próprios alunos contribuem para a mudança do parque da escola. “Estamos transformando o parquinho. Fizemos um brinquedo novo, que empolgou todos os alunos da escola.

Muito legal juntar a reciclagem com a nossa diversão.”

Ressaltou a aluna Fernanda Costa, integrante do Comitê Ambiental Escolar.

Os alunos do 3º ano participaram de uma palestra sobre os impactos do lixo urbano no meio ambiente e, em seguida, fizeram a limpeza ao redor da escola, coletando lixo descartado na rua e orientando os moradores sobre coleta seletiva.

“Essa ação é de extrema importância para os alunos. Sempre abordamos o tema em nossas aulas, trabalhamos a reciclagem com eles, e a Cosanpa promove atividades que vêm para somar e reafirmar tudo o que estudamos”, frisou Valdemira Andrade, professora do 3º ano.