Connect with us

Cidades Paraenses

Versão 2019 do aplicativo ‘Kd a Berlinda’ já está disponível

A nova versão inclui novo layout, mais informação e interatividade

Avatar

Published

on

FOTO: ROGÉRIO UCHÔA / AG.PARÁ

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) vai disponibilizar a partir desta segunda-feira (30) a versão 2019 do aplicativo de navegação online “Kd a Berlinda”, que monitora em tempo real as 12 romarias oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Lançado em 2012, o aplicativo permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O app está disponível de forma gratuita em três plataformas: Android, iOS (Iphone e Ipad) e navegador web. Em 2018 foram registrados 600 mil acessos e a  expectativa para este ano é que esse número suba para 800 mil até o final da programação.

A versão 2019 inclui entre suas principais novidades um banco de imagens de cartazes do Círio para baixar; fotos em tempo real das procissões; novo design e melhorias em seu desempenho. Outra funcionalidade disponível é a indicação de pontos de bloqueio (com horário de início e término) das vias de trânsito em cada Romaria, com indicação em cores para cada órgão: Polícia Militar-BPRV (Vermelho), Guarda Municipal (Azul), Detran (Verde) Semob (Amarelo). Além de indicar os pontos de apoio da Cruz Vermelha.

O presidente da Prodepa, Marcos Brandão explica que o aplicativo é um grande sucesso porque presta um importante serviço aos paraenses e turistas. “Em meio a grandiosidade desse evento que é um dos mais importantes para o Estado do Pará, seja para a cultura, para a fé, como também para a economia local, é muito importante ajudar quem precisa encontrar a imagem peregrina”, destaca.

Hitoshi Yanaguibachi, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, explica que o “Kd a Berlinda” surgiu com o objetivo de facilitar a vida dos romeiros do Círio. “A Prodepa, como órgão de tecnologia do Estado, precisa oferecer para o cidadão facilidades para poder acessar esses eventos de forma mais cômoda. Muitas vezes a pessoa não tem condições de ir ao Círio, mas quer acompanhar o que está acontecendo na festividade de onde estiver”.

Todas essas novidades visam atrair cada vez mais os turistas como explica o diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Costa. “Para nós a principal importância do aplicativo é a de divulgar e incentivar o turismo religioso no Estado com as principais informações sobre esse grande momento de fé que atrai milhares de pessoas com muito mais informação e interatividade”.

O serviço possui ainda outras  funcionalidades que foram aprimoradas: mapa de navegação com localização em tempo real, percursos e pontos de referência (com opção de traçar rotas de qualquer local até eles); agenda completa com locais de partidas/chegadas e horários de procissões e romarias oficiais; link de redirecionamento para transmissão ao vivo (via streaming da Prodepa) pela tv e rádio Cultura; tradução para Inglês; notificações push com alertas para atualizar de tudo que acontece sem que precise desbloquear o celular ou clicar para acessar o app; histórico e um tutorial de uso.

Foto: Rogério Uchôa / Ag.ParáComo funciona o App “Kd a Berlinda:

– O aplicativo é um sistema georreferenciado onde as coordenadas de localização da berlinda são capturadas por GPS, em tempo real, permitindo aos romeiros e fiéis acompanharem o trajeto percorrido e o tempo de cada procissão.

– O aplicativo foi lançado em outubro de 2012 e já recebeu diversas atualizações e está disponível nas plataformas Android e IOS. Além disso, está disponível em Português e Inglês.

– Dentre as funcionalidades, é possível localizar a berlinda, acompanhar a romarias, assistir ao vivo a transmissão, o histórico de onde a berlinda já passou e um tutorial de como usar o aplicativo.

– Com ele, é possível verificar, também, outras opções de trajeto, o que auxilia o usuário a ir de um ponto a outro, não necessariamente onde a berlinda esteja.

– No site do Kd a Berlinda, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. São usadas aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular.

Agência Pará

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 6k de curtidas no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Continue Reading
Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios

Facebook

Instagram

Últimas Postagens

Copyright © 2018-2019 Zap Marabá. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MakerWeb.

error: Utilize a opção compartillhar !!