Policia prende no Pará irmãos condenado por mandar prefeito no Paraná

IRMÃOS VALDIVINO E JOSÉ AIRTON ESTÃO PRESOS EM ITAITUBA

A Polícia Civil do Pará vai comunicar formalmente, nesta segunda-feira (21), a Justiça do Estado do Paraná, sobre o cumprimento dos mandados de prisão dos irmãos Valdivino Teodoro dos Santos e José Airton dos Santos. Os dois foram presos, na última quarta-feira (16), nos municípios de Trairão e Novo Progresso, no sudoeste paraense. Os dois são foragidos da Justiça paranaense, onde foram condenados como mandantes do assassinato do então prefeito da cidade de Laranjal (PR), Vicente José da Costa. O crime ocorreu no ano de 1998. As prisões foram realizadas por policiais civis de Itaituba, Trairão e Novo Progresso, sob comando do delegado Vicente Gomes, superintendente regional do Tapajós.

Ainda, a respeito do cumprimento dos mandados de prisão dos irmãos, o delegado Vicente ressalta que as Comarcas Judiciárias de Novo Progresso e de Itaituba já foram comunicadas formalmente das prisões. Valdevino e José foram condenados às penas de 18 e 16 anos de prisão, respectivamente, pela Justiça do Paraná por homicídio triplamente qualificado. Os condenados estão recolhidos no presídio Centro de Recuperação Regional de Itaituba desde quinta-feira, 17, onde ficarão recolhidos à disposição do Poder Judiciário paranaense.

O cumprimento dos mandados de prisão por sentença condenatória transitada em julgado (que não cabe mais recurso na Justiça) dos irmãos Valdivino e José Airton foi resultado da operação denominada “Occultatum” coordenada pela Superintendência Regional do Tapajós. Ex-vereador de Laranjal (PR), Valdivino dos Santos foi preso no distrito de Caracol, em Trairão. O irmão dele, José Airton, foi localizado em Novo Progresso. As duas prisões foram realizadas simultaneamente pela Polícia Civil. 

Segundo o delegado Vicente Gomes, desde a época do crime, os irmãos estavam na condição de foragidos do Estado do Paraná. “Somente os executores do crime foram presos na época dos fatos. Desde o ano de 2001, os irmãos residiam em Novo Progresso e em Trairão, onde eram pessoas conhecidas nos municípios”, detalha o delegado. 

Participaram do operação policial, além do delegado Vicente Gomes, os delegados João Milhomem, da Delegacia de Trairão, e Conrado Wolfring, de Novo Progresso, em conjunto com os agentes Jhonata, Rogério e Rafael.

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Share
Published by
Zap Marabá

Recent Posts

Cosanpa assina novo acordo coletivo válido até 2027

Cosanpa assina Acordo Coletivo nesta sexta-feira (25). | Divulgação/CosanpaNa manhã desta sexta-feira (25), a Companhia…

2 horas ago

Paysandu é campeão de audiência na Série B. Veja em qual jogo!

Estreia do Papão teve a maior audiência na Série B | Fernando TorresO início da…

8 horas ago

Canal de acesso ao Porto de Paranaguá deve ser leiloado em agosto

O canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR) e o terminal de contêineres do…

10 horas ago

Taxa do crime: prisão de 55 suspeitos combate facções no Pará

Entre os crimes investigados, estão o aliciamento de indígenas e quilombolas que eram obrigados a…

13 horas ago

Jorge se apresenta sem Mateus após cirurgia de emergência

Jorge se apresenta sem Mateus em show da turnê de despedida da dupla. | Reprodução/Redes…

19 horas ago

Dívida Pública sobe 0,22% em março e supera R$ 7,5 trilhões

Pela primeira vez na história, a Dívida Pública Federal (DPF) ultrapassou a marca de R$…

21 horas ago