Parceria com o Fundo Vale vai garantir R$ 25 milhões para bioeconomia no Pará

Foto: Ascom / Sedeme

Uma parceria inédita entre o Governo do Pará e o Fundo Vale, mantido pela mineradora Vale, vai assegurar um total de R$ 25 milhões para investimentos em negócios agroflorestais que estimulem a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável no Estado. Esse é o total de recursos que o Fundo Vale pretende aportar em 2020 no Pará, segundo Patrícia Daros, diretora de operações da instituição, que participou nesta quarta-feira, (23), de uma reunião com diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em Belém, para explicar as linhas gerais da iniciativa e verificar as potencialidades de negócios para a atração de mercados.

“A nossa conversa aqui com a Sedeme é na perspectiva de a gente casar oportunidades do ponto de vista do desenvolvimento econômico da região, tentando ver quais as potencialidades de produção de negócios agroflorestais, de investimentos nesses negócios e de atração de mercados” disse ela.

O Fundo Vale foi criado há dez anos, disse Patrícia, e já investiu, na região, em pecuária intensiva, na produção de café, consorciada com a floresta, em cantinas na região do Xingu para financiamento da rede de sementes e outros processos produtivos daquela região. Ela destacou ainda que o Fundo trabalha na perspectiva de um modelo produtivo para manter a floresta em pé.

Uma mudança significativa, segundo explicou, é que antes o fundo investia em projetos de modelo produtivo agroflorestal com potencial de retorno financeiro e de se transformar em negócios. “Anteriormente, a gente trabalhava com recurso não reembolsável”, informou, ao explicar que agora o Fundo Vale pretende investir em negócios já consolidados.

“A gente está olhando quais são os negócios da cadeia produtiva da bioeconomia em que a gente vai fazer um investimento mesmo, aportar recursos; esses recursos têm que ser retornáveis, mas tem todo um trabalho de acompanhamento de gestão, assistência técnica e de mensuração dos impactos que esses negócios vão gerar aqui pro Estado”, informou.

PARCERIA

O Fundo Vale foi criado em 2009 para fortalecer modelos econômicos produtivos sustentáveis, mas nesse período de dez anos não houve nenhuma parceria institucionalizada entre a iniciativa da Vale e o Governo do Pará. 

“A gente está começando a construir essa parceria agora. O Fundo Vale não tinha uma vinculação com o Governo do Pará e está tentando, junto com o Banpará e com o Governo do Pará, ver quais são as sinergias de trabalho; a gente olha aí para uma nova economia produtiva, a bioeconomia como base desse trabalho. É o início de uma conversa que vai render bons frutos e acho que o Fundo Vale, junto com o governo, vai conseguir trazer bons resultados aqui pro Estado”, avalia.

O foco da prospecção, segundo ela, são as potencialidades de estruturação de cadeias produtivas, para detectar quais os produtos da bioeconomia da Amazônia têm valor agregado para atrair esse mercado e investimentos.

“Aqui tem duas grandes cadeias bem estruturadas, que é a do cacau e a do açaí, mas a gente pode também olhar para outras cadeias”, avalia.

A perspectiva é lançar os editais de financiamento para esses negócios a partir de 2020. “Nós estamos preparando a casa, digamos assim, para a partir de 2020 até 2030 a gente começar a investir nesses negócios. O que a gente quer enquanto fundo é ser um agente para fortalecer o ecossistema de negócios de impacto da Amazônia. Essa é a nossa missão hoje aqui”, resumiu Patrícia Daros.

Sedeme

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lula quer contrapartida empresarial para negociar desoneração da folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (7) que quer negociar com…

19 minutos ago

Homem de 29 anos é esfaqueado no bairro da Paz em Itaituba

Na noite de sábado (4), uma guarnição da polícia militar foi acionada para dar apoio…

3 horas ago

Número de mortos no RS sobe para 83; 111 pessoas seguem desaparecidas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do…

3 horas ago

Vídeo: na escuridão, população de Ananindeua pede socorro

Reclamações de moradores são muitas e muito antigas | Reprodução/Google Street View) O município de…

4 horas ago

Hospital Regional do Sudeste do Pará alerta sobre os perigos da automedicação

Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado ontem domingo, 5, o…

8 horas ago

Em quatro meses o Pará supera o número total de casos de Influenza de 2023

Os casos de Influenza não param de crescer. No Pará, de janeiro a abril deste ano,…

8 horas ago

This website uses cookies.