Uma chuva de granizo, que caiu por volta de 17h, desta terça-feira (15), surpreendeu os moradores do município de Rurópolis, as margens da BR-163, distante 217 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará. No mês passado, Tucumã e Alenquer, também registraram chuva de granizo.
Fotos capturadas por moradores da cidade mostram o tamanho das pedras que caíram junto com a chuva. De acordo com os moradores, o fenômeno meteorológico raro havia ocorrido apenas uma vez na cidade, há alguns anos.
Os moradores informaram, ainda, que o fenômeno durou cerca de 10 minutos durante uma chuva forte que atingiu a cidade. Já produtores rurais de Rurópolis, afirmam que ficaram impressionados com a chuva de granizo.
FORMAÇÃO METEREÓLOGICA
Segundo meteorologistas, o granizo se forma em um tipo específico de nuvem, chamada de cumulunimbus, a qual é responsável por trovões e relâmpagos, e costuma aparecer em regiões mais quentes e com altos índices de umidade. O fenômeno, no entanto, não é comum no oeste do Pará.
RECOMENDAÇÃO
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil recomendam que, em caso de chuvas com granizos, as pessoas procurem locais seguros para se abrigarem. Não é recomendado ficar em baixo de árvores, próximos da rede de alta tensão ou em locais que podem ocorrer desmoronamento.
Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20.12) a segunda parcela do décimo…
Na manhã da última terça-feira, 17 de dezembro de 2024, um cliente foi flagrado por…
Em uma das imagens, o papa tem uma das mãos na cintura de Madonna e…
A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (16) a parcela de dezembro do novo Bolsa…
Um homem de 51 anos que se dizia pai-de-santo foi preso pela Polícia Civil nesta…
Os estudantes da Escola de Ensino Técnico (EETEPA) Itaituba, no sudoeste do Pará, celebraram a…
This website uses cookies.