Uma chuva de granizo, que caiu por volta de 17h, desta terça-feira (15), surpreendeu os moradores do município de Rurópolis, as margens da BR-163, distante 217 quilômetros de Santarém, no oeste do Pará. No mês passado, Tucumã e Alenquer, também registraram chuva de granizo.
Fotos capturadas por moradores da cidade mostram o tamanho das pedras que caíram junto com a chuva. De acordo com os moradores, o fenômeno meteorológico raro havia ocorrido apenas uma vez na cidade, há alguns anos.
Os moradores informaram, ainda, que o fenômeno durou cerca de 10 minutos durante uma chuva forte que atingiu a cidade. Já produtores rurais de Rurópolis, afirmam que ficaram impressionados com a chuva de granizo.
FORMAÇÃO METEREÓLOGICA
Segundo meteorologistas, o granizo se forma em um tipo específico de nuvem, chamada de cumulunimbus, a qual é responsável por trovões e relâmpagos, e costuma aparecer em regiões mais quentes e com altos índices de umidade. O fenômeno, no entanto, não é comum no oeste do Pará.
RECOMENDAÇÃO
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil recomendam que, em caso de chuvas com granizos, as pessoas procurem locais seguros para se abrigarem. Não é recomendado ficar em baixo de árvores, próximos da rede de alta tensão ou em locais que podem ocorrer desmoronamento.
Após rumores de demissão do ator, o funcionário foi migrado para o programa "Domingo Legal",…
As Carretas da Saúde e Educação #Sem Fronteiras, junto com os odontomóveis, estarão em diversas…
Na madrugada desta quinta-feira (14), uma festa rave regada a drogas foi encerrada por policiais…
O corpo de um idoso, identificado com Adalberto Guimarães Correa de Melo Filho, foi encontrado…
A cara da burocraciaFoi uma pá de cal nos empreendedores a reunião virtual dos representantes…
This website uses cookies.