Gordura no fígado: saiba como evitar a doença que atinge 30% da população brasileira

A gordura no fígado traz graves problemas para a saúde (Getty Images)

A cada dia, mais pessoas têm sido diagnosticadas com gordura no fígado, nome popular para a esteatose hepática não alcóolica. É uma condição que atinge mais comumente as mulheres, sendo que se estima que 1/3 da população apresenta o problema.

A esteatose hepática é um distúrbio causado pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado – um órgão cor marrom-avermelhada que exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo.

“A gordura no fígado é preocupante, pois o problema pode desencadear depois a esteatose grau 2, grau 3 e depois outras doenças bem mais graves como cirrose e levar até a necessidade de um transplante de fígado, em casos extremos”, explica a Dra. Vanessa Prado, cirurgiã do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, e membro da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo).

Problema relacionado ao estilo de vida

“É importante dizer que este é um problema relacionado ao estilo de vida. Muitas pessoas acreditam que só o consumo excessivo de álcool pode levar à cirrose, mas não, o excesso de gordura também pode causar o problema”, alerta Dra. Vanessa. Isso porque essa gordura nas células do fígado se dá com o aumento dos triglicerídeos gerados justamente pela má alimentação e sedentarismo.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a América Latina é a região que concentra o maior número de pessoas que não praticam atividades físicas. E o Brasil é o primeiro país na lista de sedentarismo.

Excesso de gordura e carboidratos

Há vários motivos que podem levar ao acúmulo de triglicerídeos no organismo e a consequente gordura no fígado, mas principalmente maus hábitos de vida estão relacionados à doença. Atitudes como não fazer exercícios, abusar de doces, gorduras, carboidratos e bebidas alcoólicas contribuem, e muito, para o problema. Também são fatores de risco para o aparecimento da esteatose hepática gordurosa não alcoólica o sobrepeso e a diabetes tipo 2.

Cansaço e fraqueza estão entre os sintomas

Quando a pessoa ainda está numa fase inicial da esteatose hepática, a doença costuma ser assintomática. Mas se você foi diagnosticado com esteatose hepática grau 1, já é possível tratar e evitar sua evolução. Os sintomas aparecem quando surgem complicações da doença, aí a pessoa pode sentir inicialmente dores abdominais, cansaço, fraqueza, perda de apetite e aumento do fígado.

Gordura no fígado é detectada pelo exame de sangue

Um dos exames iniciais a serem feitos é o de sangue, para observar as enzimas do fígado, já que o primeiro sinal que o corpo dá é alterar as enzimas AST (antigo TGO) e ALT (antigo TGP). Se elas estão acima ou perto do valor de referência, é preciso ficar atento. Pode ser necessário também fazer um ultrassom, tomografia ou ressonância do fígado para avaliar possíveis alterações, mas há casos em que a confirmação do diagnóstico depende de biópsia. Em alguns casos, é necessário fazer a elastografia transitória, um método não invasivo e indolor que mede a elasticidade do tecido hepático e a quantidade de gordura acumulada no fígado.

Mudanças no estilo de vida ajudam reverter a gordura no fígado

Na maioria dos casos iniciais da doença, apenas mudanças no estilo de vida são suficientes para reverter o quadro se baseando em dois pontos essenciais: alimentação saudável equilibrada e atividade física regular. São pequenos hábitos que podem ser mudados, desde ir a pé e não de carro até a padaria na esquina, não abusar das porções fritas e de bebidas e não comer doces em todas as refeições.

“É importante que quem já tem o problema, ou quem está em grupos que podem vir a ter a esteatose (obesos e diabéticos), mude seus hábitos, adote uma dieta com menos gorduras e açúcares e passe a fazer alguma atividade física”, indica a cirurgiã gástrica.

Yahoo

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

MPF pede suspensão imediata de permissões para mineração na APA do Tapajós não autorizadas pelo ICMBio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou, nesta quarta-feira (18), uma ação civil pública com pedido…

52 minutos ago

Bombeiros intensificam buscas de idosa com alzheimer desaparecida em Tailândia

A família de Luzanira Conceição Lima da Silva, de 80 anos, passa por momentos de aflição…

52 minutos ago

Ventania derruba árvore na Praça da República

O vegetal caiu após a forte ventania na capital paraense. | Foto: Fabrício ColenyA capital…

3 horas ago

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira

Os trabalhadores com carteira assinada recebem até esta sexta-feira (20.12) a segunda parcela do décimo…

5 horas ago

Cliente é Flagrado Furtando Trena em Estabelecimento Comercial

Na manhã da última terça-feira, 17 de dezembro de 2024, um cliente foi flagrado por…

6 horas ago

Madonna posta fotos sensuais ao lado do Papa

Em uma das imagens, o papa tem uma das mãos na cintura de Madonna e…

9 horas ago

This website uses cookies.