Sespa intensifica monitoramento e treinamento para combater a doença de Chagas

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Doença de Chagas, intensificou as ações de monitoramento e treinamentos em investigação epidemiológica da doença. As equipes trabalham orientando em educação em saúde e mobilização social. 

Com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, recebem os treinamentos os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos, além dos profissionais das vigilâncias sanitárias do setor de entomologia e batedores de açaí.  

O objetivo é fortalecer os trabalhos de prevenção com estratégias que visam à identificação e redução de casos da doença. Os profissionais fazem a investigação de surto nos municípios de ocorrência; e distribuição de material educativo (folder e manuais). 

De acordo com Ednei Amador, coordenador estadual do Programa de Controle da Doença de Chagas, as Secretarias Municipais de Saúde estão orientadas a realizar vistorias nos estabelecimentos de vendas de açaí.  “Essa prerrogativa consta nas Normas do Termo de Ajuste de Conduta – Decreto 326 (TAC), do governo estadual, que especifica as regras para qualidade e consumo do açaí em todo o Estado”, salientou.

Dados – Em 2019, até o dia 31 de agosto deste ano, foram confirmados no Pará 97 casos de doença de Chagas. No mesmo período do ano passado, foram 179 casos – configurando uma redução de quase 46%.

Fluxo de prevenção e tratamento

O papel da Sespa no combate à doença é de cunho orientador, por meio de treinamentos e recomendações técnicas às Secretarias Municipais de Saúde. A título de exemplo de como a Sespa atua, desde o mês de junho a Secretaria programou ações de 24 a 27 de setembro, no município de Barcarena. Uma equipe técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Doença de Chagas estará treinando técnicos de dez municípios do entorno. Dias antes, os mesmos municípios receberão treinamentos referentes a outros agravos e programas.

Atualmente, a referência estadual para tratamento da doença é o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), onde funciona o Programa Multidisciplinar em Doença de Chagas, também atrelado ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Além de atender aos pacientes, o serviço do HUJBB é campo de pesquisa e fonte de informações científicas sobre doença de Chagas para os profissionais médicos e residentes do Estado. 

AGÊNCIA PARÁ

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Plano Real deixa legado de juros altos e câmbio volátil

O plano que trouxe estabilidade para a economia deixou um gosto de amargo para certos…

2 horas ago

Número de refugiados cresce 8% e chega a 120 milhões

Mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas à força de…

4 horas ago

Pocah brinca em foto do bumbum: “silenciando meu marido”

Ela aproveitou para curtir a folga e postar imagens para lá de sensuais | (Foto:…

10 horas ago

Pará registra recorde de casamentos LGBTQIA+ e mudanças de nome e gênero em cartórios

O número de casamentos homoafetivos nos cartórios de registro civil do Pará bateram recorde em 2023 com 7.488 registros.…

11 horas ago

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo…

13 horas ago

Empresária morre após ser atingida na cabeça por coqueiro

Lívia Moura Barbosa, de 35 anos, não resistiu aos ferimentos provocados pela queda do coqueiro…

15 horas ago

This website uses cookies.