Categories: MarabáNotícias

Marabá vai usar R$ 880 mil em sinalização turística

Marabá-PA

O prefeito Tião Miranda abriu na última segunda-feira (16) licitação para contratar por até R$ 880 mil uma empresa que confeccione e implante placas de sinalização de orientação turística nas vias de acesso aos atrativos turísticos de Marabá, como locais e monumentos. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que folheou o edital do certame, na modalidade registro de preços, disponível no mural de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aqui. O processo é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e o conhecimento das propostas comerciais acontece no dia 14 de outubro.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da aquisição é melhorar a mobilidade e o deslocamento de pessoas e garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais, auxiliando-os a atingir os destinos pretendidos. O governo lembra que as placas de sinalização vão estar em linha com os princípios básicos do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, que prevê, entre outros, formas e cores dos sinais; letras, tarjas, setas e pictogramas; integridade dos monumentos destacados sem interferência na visualização deles; mensagens visuais curtas para comunicação de deslocamentos; e valorização da sinalização em ambientes fixos e iluminados.

Marabá, cuja sede é a cidade polo da região de Carajás, é berço de negócios e ostenta classificação B no Mapa do Turismo 2019-2021, conforme confirmou o Blog do Zé Dudu por intermédio da página do Programa de Regionalização do Turismo, disponível em. Por isso, a prefeitura local entende como necessário “um planejamento de deslocamento para os turistas, visitantes e população de Marabá” como medida de “incentivo ao turismo local”.

O governo de Tião Miranda defende que a sinalização de orientação turística, com mensagens que contribuem para difusão do conhecimento dos atrativos e para desenvolvimento da atividade turística tem função educativa e indicativa, além de dinamizar o setor turístico e integrar o turista com a paisagem visitada.

No Pará, Marabá será uma das poucas cidades com sinalização turística implantada, ao lado de Belém e Santarém. As três estão entre os municípios paraenses mais visitados, particularmente com chegada por via aérea, já que possuem também os aeroportos que estão entre os mais movimentados da Região Norte, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Zé Dudu

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Você guarda esses alimentos na geladeira? Retire imediatamente!

Reprodução/CreativeCommonsMuitas pessoas acreditam que guardar frutas e verduras na geladeira é a melhor maneira de…

34 minutos ago

Andressa Urach dá bronca em garota de programa do caso Neymar

Em meio a polêmica envolvendo o jogador Neymar, onde a produtora de conteúdo Any Awuada…

7 horas ago

Tebet diz que alto valor de emendas dificulta fechamento de contas

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, disse, nesta terça-feira (25), em Brasília,…

7 horas ago

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem…

12 horas ago

Vacina contra mpox apresenta 84% de eficácia

Um estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases apontou que a vacina Imvanex, também…

18 horas ago

Preço dos alimentos vai baixar nos próximos 60 dias, diz ministra

Os preços dos alimentos devem baixar já nos próximos 60 dias, graças às medidas que…

18 horas ago