Connect with us

Marabá

Mais de mil atendimentos no primeiro dia da Ação de Cidadania em Marabá

Avatar

Published

on

A Polícia Civil prestou 1.075 atendimentos, nesta segunda-feira (02), no primeiro dia da ação de cidadania realizada no Centro de Convenções Carajás, no município de Marabá, sudeste do Pará. Entre os atendimentos, foram emitidas 400 carteiras de identidade. Houve ainda emissões de certidões de nascimento e de casamento, além de prestação de orientações jurídicas. A população contou ainda com atendimentos estéticos, como limpeza facial e maquiagem. Muitas pessoas aproveitaram também os serviços de saúde oferecidos no local, como aferição de Pressão Arterial e Glicemia, e testes rápidos de verificação de HIV, Hepatites B e C, e sífilis. Os serviços continuam nesta terça-feira, dia 03, e seguem até o próximo dia 12.

A ação é uma realização do Governo do Estado, por solicitação da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste, em parceria com a Polícia Civil. No primeiro dia da programação, dezenas de mulheres aproveitaram para buscar orientações junto à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), que esteve presente no local com orientações sobre violência doméstica e familiar, registros de boletim de ocorrência, requerimento de medidas protetivas, encaminhamento para exame pericial e para atendimento social no Programa ParáPaz.

A delegada Simone Felinto, titular da Delegacia da Mulher de Marabá, explica que a DEAM estará presente até o próximo dia 4, com serviços específicos às mulheres. “Todas que precisam de um atendimento venham até o Centro de Convenções para que possamos atendê-las”, ressalta. Conforme a delegada Claudilene Souza Maia, do projeto de Polícia de Proximidade da Polícia Civil, a ação tem por meta promover a aproximação com a comunidade e atender à demanda da população pelo documento de identidade.

“Mostrar uma nova visão da Polícia Civil, que não apenas combate o crime, mas que é uma Polícia parceira e que presta a orientação e a prevenção”, destaca. Ela ressaltou a integração com outras instituições parcerias das ações realizadas no município, como Faculdade de Carajás, Prefeitura Municipal, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em conjunto com movimentos sociais de mulheres. 

AÇÃO DE CIDADANIA De acordo com o Secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, mesmo com uma ação realizada em Marabá, em abril deste ano, durante o Governo Itinerante, ainda havia uma procura muito elevada pela emissão do documento, por isso, foi realizada essa articulação junto ao Gabinete do delegado geral, Alberto Teixeira, que determinou a emissão das 4 mil unidades do documento, de forma gratuita aos cidadãos. As senhas para o atendimento diário de emissão de carteiras de identidade foram entregues a partir das 7h30 da manhã, na entrada do Centro de Convenções.

Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento original, duas fotos 3×4 e um comprovante de endereço. Já os demais atendimentos socioassistenciais foram colocados à disposição da comunidade de 8h até as 14h. Confira a lista dos serviços e dos parceiros na ação:

Defensoria Pública: Orientação Jurídica e Assistência Jurídica gratuita e o Balcão de Cidadania (Certidão de Nascimento e Casamento);

Ordem dos Advogados do Pará – Subseção Marabá: Assistência Jurídica Gratuita;

Mary Kay: Limpeza de Pele e maquiagem;

Centro de Testagem e Aconselhamento: Orientações de saúde; testes rápidos de saúde; informativos e distribuição de preservativos;

Educatec: Serviços de barbearia Mulheres Margaridas: Designer de sobrancelha e palestras informativas

Faculdade Carajás: Glicemia e Aferição de Pressão Arterial

Instituto Embeleze: Corte de cabelo masculino e feminino

Fórum Permanente de Mulheres: Palestras e orientações.

Informações Policia Civil

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 6k de curtidas no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Anúncios

Facebook

Instagram

Últimas Postagens

Copyright © 2018-2019 Zap Marabá. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MakerWeb.

error: Utilize a opção compartillhar !!