Connect with us

Cidades Paraenses

Internos do CRCAN são transferidos para nova unidade

Avatar

Published

on

O Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, foi desativado. Os internos que estavam custodiados na unidade foram transferidos para o antigo Centro de Detenção Provisória de Icoaraci (CDPI), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, nesta terça-feira (24). O CRCAN custodia os servidores civis e militares condenados. O objetivo da operação foi preservar a integridade física dos internos e dos familiares. De acordo com o Secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, a transferência dos presos do CRCAN representa um avanço para o sistema penitenciário do Pará e atende um antiga reivindicação das associações miliares. “Elas se ressentiam de ameaças feitas por esposas de faccionados às mulheres dos militares presos, nos dias de visita. Agora, estão em uma unidade exclusiva, sem proximidade com unidades prisionais comuns, exatamente como parece pretender a Lei de Execução Penal (LEP)”, pontuou. 

Há 20 dias os internos custodiados no CDPI foram transferidos e distribuídos por unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, quando ocorreu a separação de presos provisórios dos sentenciados, que antes ficavam juntos. Ao todo, 215 internos foram transferidos, sendo 60 condenados e 155 provisórios.

As duas operações de transferência foram coordenadas pela Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) e contaram com o apoio integral da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). 

O diretor de Administração Penitenciária (DAP), Ringo Alex Farias, acompanhou as duas operações e afirma que foramcompostas por diversas etapas importantes. “A importância dessa mudança inicial foi: primeiro fazer a separação dos presos que estavam custodiados no CDPI, em segundo reformar a unidade e por último efetivar a transferência dos presos do CRCAN para uma unidade revitalizada.

O prédio antigo do CRCAN será utilizado para custodiar outros internos, o que ainda está sob análise da superintendência com o intuito de desafogar demais unidades. Inicialmente estão sendo feitas essas concentrações para que a gente possa estabilizar o sistema penitenciário e posteriormente alocar nas unidades que estão temporariamente desativadas e serão reativadas com a deliberação da FTIP e Susipe”, explica. 

O antigo Centro de Detenção Provisória de Icoaraci (CDPI), enquanto desativado, foi completamente reformado para receber o novo CRCAN, com um total de 187 internos, que já estão recolhidos no local. Com o mesmo nome, o Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves, só mudou de endereço, que passa a ser Icoaraci, distrito de Belém. Portaria de Visitas Com a mudança de endereço, os visitantes dos detentos do Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN) que fariam as visitas em Santa Izabel, agora devem se dirigir a Icoaraci.  As familiares devem seguir as novas regras estabelecidas pela portaria 944/2019, como a vestimenta e a proibição da entrada de quaisquer tipos de alimentos.  O calendário de visitas e a portaria 994/2019 podem ser acessadas aqui. – Portaria 994/2019;- Calendário de Visitas.  

Por: Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen / Foto: Akira Onuma.

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 6k de curtidas no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Continue Reading
Anúncios
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios

Facebook

Instagram

Últimas Postagens

Copyright © 2018-2019 Zap Marabá. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MakerWeb.

error: Utilize a opção compartillhar !!