Categories: Notícias

Órgãos federais se unem para combater queimadas

Governo Federal combate cerca de 3.090 focos de incêndios em Rondônia. Há quatro dias, o governo atua no estado. São quatro aeronaves Airtrek com capacidade de levar 2,5 mil litros de água, três helicópteros, dois aviões Hércules C-130 das Forças Armadas com capacidade de doze mil litros, 84 brigadistas, cerca de 150 soldados, além da Força Nacional e caminhões do Corpo de Bombeiros. “Onde tem foco, estamos atuando”, disse o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), coronel Homero Cerqueira.Órgãos de investigação e responsabilização criminal, como Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), também compõem a força conjunta. Há ainda, no estado, aproximadamente vinte pessoas no comando das operações e, em Brasília, cerca de trinta pessoas trabalham na sala de comando com monitores que observam todo o país, em tempo real, levantando os focos de calor.

“As estratégias e pontos iniciais já foram definidos, os aviões já estão lançando água e as forças de campo trabalhando”, afirmou o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck.

O ministério da Economia anunciou liberação de R$ 38,5 milhões ao Ministério da Defesa, órgão que concentra a coordenação das ações. Segundo Berlinck, já existem nos estados equipes do ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas e um centro integrado multi-agências avaliando a situação e tomando as decisões. “Todas as estruturas dos órgãos federais estão disponíveis para serem acionadas”, ressaltou.

O chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gabriel Constantino Zacharias, destacou: “Temos a expertise das equipes técnicas e órgãos ambientais, com a capacidade operacional e de logística das Forças Armadas se unindo. E também o policiamento necessário para atuar naqueles que estão causando crime ambiental”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Compreende uma área de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, o que correspondente a cerca de 61% do território brasileiro.

Governo Federal

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Águia sai do Parazão na bronca com a arbitragem: “Muito pênalti”

Quando o placar apontava 2 a 1 para o Paysandu e o cronômetro marcava 17…

4 horas ago

Haddad diz que governo não pretende mudar regras do arcabouço fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta-sexta-feira (28), em São Paulo, que o governo não…

9 horas ago

Criminosos abastecem moto antes de roubar frentistas

Um caso, ocorrido em Santarém, chamou atenção pela audácia, tudo porque dois criminosos chegam em…

10 horas ago

Final da Copa Verde: Paysandu quer revanche contra o Goiás

Decisão acontece nos dias 9 e 23 de abril | Wildes Barbosa/CBFPaysandu x Goiás se…

16 horas ago

Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas da Páscoa

O aumento do custo do cacau em nível mundial, de cerca de 180% em dois…

19 horas ago

Piloto da Polícia Civil é baleado durante operação no Rio

O piloto da aeronave foi atingido por disparos durante uma operação da Polícia Civil. |…

22 horas ago