Categories: MarabáNotícias

Recomendação do MPPA quer melhorias no tratamento de câncer

A prefeitura de Marabá tem até o início do próximo mês de setembro para encaminhar ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) o plano municipal de prevenção, diagnóstico e controle do câncer na cidade. O prazo consta da recomendação nº 023/2019 expedida pela promotora de Justiça Mayanna Queiroz e encaminhada ao Executivo municipal para melhorar o tratamento da doença na rede municipal de saúde, em especial nas unidades de atenção básica. Entre 2018 e 2019, o Pará deve registrar mais de 9 mil novos casos de câncer. 

Titular da Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Ações Constitucionais, Fazenda Pública, Família e Sucessão de Marabá, a promotora de Justiça Mayanna Queiroz expediu a recomendação nº 023/2019, no dia 16 de julho, à Prefeitura Municipal de Marabá e à Secretaria Municipal de Saúde. 

No documento, a promotora recomenda que em 45 dias o prefeito e o secretário municipal de Saúde providenciem a melhora na estratégia da rede de saúde em relação à prevenção, diagnóstico e controle do câncer. Deve ser apresentado ao MPPA um plano contendo, no mínimo, a realização de ações previstas nos manuais e/ou portarias do Ministério da Saúde, como a capacitação das equipes de atenção primária à saúde para que procedam ao levantamento estatístico dos casos de câncer no município e a garantia da realização de exames clínicos, capacitando os médicos das Unidades de Saúde da Família para fazer o diagnóstico precoce. 

De acordo com a promotora de Justiça, a prefeitura e a secretaria de Saúde também devem prever no plano municipal, entre outras providências, ações que garantam exames de apoio e diagnósticos em tempo oportuno e medidas para prevenção, através de atividades educativas, que deverão ser realizadas pelas equipes da atenção primária à saúde (enfermeiros, agentes comunitários e/ou médicos) dentro e fora dos estabelecimentos de saúde. 

A recomendação foi motivada pela preocupante estimativa de novos casos de câncer no Pará. Segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2018 e 2019 são esperados 9.260 casos novos de câncer de pele não melanoma e, sem o câncer de pele do tipo não melanoma, são estimados 7.440 casos novos. No sexo masculino, os mais prevalentes serão os cânceres de próstata (1.060 casos novos) e estômago (520 casos). Em relação à estimativa no sexo feminino no Pará, os cânceres mais prevalentes são colo de útero (860 casos) e mama (740 casos novos). 

A maior preocupação do MPPA é garantir que as ações preventivas iniciem nos postos de saúde. “Por uma questão de custo-benefício e pela maior proximidade com a população, recomenda-se que as ações de detecção precoce se concentrem na atenção básica. É neste nível que os métodos de rastreamento devem ser disponibilizados e fazer parte da rotina de atenção à saúde. O acesso aos exames deve ocorrer da maneira mais prática e acessível possível, mediante planejamento adequado e organização do serviço”, destaca a recomendação da promotora Mayanna Queiroz. 

O não atendimento da recomendação poderá implicar em conduta dolosa e atentatória aos interesses constitucionais relacionados à saúde, podendo caracterizar má-fé e ensejar o ajuizamento de ação civil pública pela violação dos interesses constitucionais fundamentais.

MPPA

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Haddad diz que prorrogação da dívida do RS é provisória

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu nesta quarta-feira (15) que a decisão de suspender…

4 horas ago

Tem Jogo no DOL e na Clube: ouça Paysandu x Goiás

Paysandu precisa vencer mais do que nunca | Rádio Clube do ParáO Paysandu enfrenta Goiás…

5 horas ago

Especialista do Regional do Tapajós alerta para cuidados com temperaturas oscilantes

Durante períodos de muita chuva e variações rápidas de temperatura ao longo do dia, há…

5 horas ago

PM apreende quase 2kg de cocaína e 1kg de oxi em Tailândia

Uma ação do 45° Batalhão de Polícia Militar apreendeu quase dois quilos de cocaína e…

5 horas ago

Homem é preso por suspeita de tráfico de entorpecentes em Itaituba, PA

Na noite desta sexta-feira (17), a policia militar apresentou na delegacia o homem identificado como…

9 horas ago

Dois suspeitos de homicídio morrem em intervenção policial no Pará

Dois homens morreram ao trocar tiros com agentes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas…

9 horas ago

This website uses cookies.