Categories: Notícias

Novo RG traz QR Code e dados de até 12 documentos

Impressão digital agora está na parte traseira; documento tem 96 x 65 mm

Enquanto o Documento Nacional de Identidade (DNI) não chega, o RG se atualiza: já emitida em oito estados e no Distrito Federal, a nova versão da carteira de identidade traz QR Code para comprovação de autenticidade e permite a inclusão de dados de até outros 12 documentos.

O RG já permitia a inclusão de informações como número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS, PIS ou PASEP. Com o novo modelo, o documento pode incluir dados da carteira de trabalho (CTPS), carteira de motorista (CNH), título de eleitor, identidade profissional, certificação militar, cartão do SUS (CNS), entre outros.

A inclusão dessas informações só é possível mediante apresentação dos documentos originais para comprovação. No caso de tipo sanguíneo, por exemplo, exames médicos e carteiras de doação de sangue com essa informação costumam ser aceitos.

Para atestar a autenticidade do documento, o novo modelo de RG traz um QR Code (em alguns estados, como São Paulo, esse código é inserido há algum tempo no documento), além de outros elementos de segurança, como detalhes em relevo tátil ou reativos à luz ultravioleta.

Por enquanto, apenas o Distrito Federal e mais oito estados estão emitindo a nova carteira de identidade: Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. A ideia, porém, é fazer todo o Brasil emitir o documento até março de 2020.

Nova modelo de RG (Imagem: Polícia Civil do DF)

Nos estados em que a emissão já é realizada, o novo modelo é direcionado a quem está tirando a carteira de identidade pela primeira vez ou está providenciando uma segunda via.

Documentos nos modelos antigos continuam valendo: se você tem uma versão anterior do RG em bom estado, não é necessário fazer a troca.

A nova versão do RG tem como base o decreto 9.278 de 2018, da Presidência da República. Os custos (quando for o caso) e os procedimentos para emissão são definidos pelo órgão de identificação de cada estado.

O decreto também autoriza a emissão do RG em formato de cartão, versão que tem dimensões menores (85,6 x 54 mm) e chip para aproximação (contactless). No Mato Grosso, essa opção já está disponível e custa R$ 99,53 ao cidadão. O cartão tem durabilidade estimada em 10 anos.

Fonte: Tecnoblog

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

5 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

5 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

5 horas ago

Em Marabá, ‘Bebês Noéis’ encantam no ensaio fotográfico no Hospital Regional

A magia do Natal chegou mais cedo à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do…

9 horas ago

Motorista idoso colide com posto de saúde em Tailândia

Um carro desgovernado atingiu o Centro de Saúde Ignácio Koury Gabriel na tarde desta quinta-feira…

9 horas ago

Richarlison e noiva anunciam sexo do primeiro filho

Os dois fizeram um chá revelação para anunciar o sexo do bebê. | (Foto: Reprodução/Instagram)O…

10 horas ago

This website uses cookies.