Hospital Regional de Marabá alerta sobre os riscos do consumo exagerado de açúcar

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), lançou a primeira exposição temporária de educação nutricional no refeitório da Unidade. Nesta edição, o alerta é sobre a quantidade de açúcar ingerida em alimentos como refrigerantes, ketchups, iogurte, bebidas energéticas e biscoitos, que concentram em uma porção pequena quase o volume diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50g por dia.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital, Nathália Silva, comenta que, muitas vezes, a população ingere açúcar sem perceber. “Há vários alimentos que têm açúcar na sua composição, mas as pessoas desconhecem a informação. Com isso, até diabéticos acabam consumindo esses produtos”, explica. É o caso de muitos pacientes diabéticos de difícil controle atendidos no Hospital Regional de Marabá. “Doenças como diabetes podem tornar a recuperação do paciente mais lenta e, consequentemente, o custo do atendimento é maior”, complementa a nutricionista.

Além de ser o tema da exposição, o efeito negativo do consumo excessivo de açúcar também foi abordado em um bate-papo com acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica pela Comissão de Aleitamento Materno neste mês.

Foto: Divulgação

Foi em encontros como esse que a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Michele Trindade, Foto: Divulgaçãodecidiu excluir o refrigerante da alimentação. “Há três meses não tomo refrigerante, desde que soube da quantidade de açúcar que ele tem. Por isso acho muita válido fazer ações como essas. Por mais que seja saboroso o alimento, com o tempo, esse açúcar vai se acumulando e é prejudicial à saúde. Não é à toa que o índice de obesidade, diabetes e hipertensão é altíssimo no País”, argumentou a colaboradora.

Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional de Marabá tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Agência Pará

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Conheça 7 dicas para lavar louças de forma rápida e eficiente

O terror de muitas pessoas na hora da limpeza e organização da casa: lavar louças…

4 horas ago

Letícia Salles é atacada por cinco cachorros na bunda; veja

Atriz teve o short rasgado, mas garantiu que está bem | (Reprodução/Instagram)Letícia Salles, 30, foi…

9 horas ago

Empréstimo consignado para CLT começa nesta sexta-feira (21)

A partir desta sexta-feira (21), 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada podem obter a…

15 horas ago

BNDES lança edital de R$ 20 milhões para cooperativas de reciclagem

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira (13) um programa…

19 horas ago

Leo Dias se retrata após acusações contra pai de Neymar

Leo Dias se retrata após afirmar que pai de Neymar pagou R$ 80 mil para…

21 horas ago