Neste sábado (20) funcionários do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizará mais uma edição do programa “Direção Viva: Você Consciente, Trânsito mais Seguro!”. A ação ocorrerá em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Público (DMTU) e alertará os veranistas que forem à Praia do Tucunaré, no núcleo Marabá Pioneira, sobre atitudes que contribuem para a segurança no trânsito, como o respeito ao limite de velocidade e o uso de equipamentos como cinto e capacete.
Referência em atendimento de trauma em média e alta complexidades, o Hospital Regional de Marabá recebe a maioria dos casos graves de acidente de trânsito na região. No primeiro semestre de 2019, a Unidade registrou 1.830 internações, das quais 300 estavam relacionadas a esse tipo de trauma. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando 264 vítimas de trânsito foram admitidas no HRSP, esse quantitativo representa um aumento de 13,6%.
A analista de Humanização do Hospital, Wesleana Coelho, explica que a blitz educativa busca contribuir para a redução desses indicadores na região. “Cerca de 80% dos acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples, como o uso do cinto de segurança e o não uso de celular enquanto se dirige. É essa sensibilização que queremos fazer nesta ação, pois os traumas de trânsito podem ter consequências gravíssimas e permanentes. Além disso, quando a vítima sobrevive, em geral, a recuperação é lenta, podendo durar anos, entre cirurgias e fase de reabilitação. Então, se tivermos atitudes seguras no trânsito, os riscos serão bem menores”, comenta a colaboradora.
Programa
O programa “Direção Viva” é um projeto contínuo que busca promover ações de educação em saúde voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. Com o programa, busca-se disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, bem como, formar multiplicadores no processo de combate a insegurança no trânsito.
Em Marabá, o programa é realizado desde novembro de 2016, envolvendo profissionais de diversas especialidades que orientam colaboradores, usuários, acompanhantes e a comunidade em geral sobre atitudes positivas no trânsito.
Serviço:
Blitz educativa de trânsito
Quando: Dia 20/07 (sábado), às 15h
Onde: Orla da Praia do Tucunaré
Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional de Marabá tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.
Agência Pará
Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…
O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…
O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…
Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…
Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…
This website uses cookies.