Hospital Regional de Marabá incentiva diagnóstico precoce da anemia falciforme

Dores articulares e óssea, anemia crônica, icterícia e fadiga intensa são sintomas da anemia falciforme, uma das doenças genéticas e hereditárias mais comuns no Brasil. Nesta semana, quando se comemora o Dia Mundial da Conscientização e Sensibilização das Pessoas com Anemia Falciforme, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá (PA), alerta a população sobre a importância do Teste do Pezinho no diagnóstico precoce da doença.

Desde que foi implantado no Hospital, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, o serviço já beneficiou 150 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O exame ajuda a identificar também os casos de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e fibrose cística.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, o País registra o nascimento de 3,5 mil crianças com anemia falciforme e outras 200 mil com o traço falciforme. Muitas delas passam por inúmeras transfusões de sangue ao longo da vida. Por conta disso, o Hospital Regional de Marabá integrou a sensibilização sobre a doença à programação do “Junho Vermelho” da Unidade, que incentiva o aumento das doações de sangue na região.

“Estamos mobilizando todas as pessoas que estão no Hospital – colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes – para participarem da nossa 36ª campanha de doação de sangue. Muitas vidas dependem de transfusão: aquelas que passam por cirurgias, sofrem acidentes de trânsito ou estão com forte anemia, por exemplo. São várias situações que, às vezes, quem não vive a rotina de um hospital desconhece a importância das doações”, comenta o biomédico da Agência Transfusional do Hospital Regional de Marabá, Gustavo Ramos.

Entenda a doença
A anemia falciforme é causada pela presença de uma hemoglobina anômala, a Hemoglobina S. Ela é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos, presente nos glóbulos vermelhos do sangue, também conhecidos como hemácias. No caso dos portadores de anemia falciforme, essas hemácias têm a forma de foice ou meia lua e são mais rígidas, por isso, enfrentam dificuldade para passar pelos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação sanguínea e a oferta de oxigênio.

Campanha de doação de sangue começa na próxima segunda-feira, 24
De 24 a 28 de junho, o Hospital Regional do Sudeste do Pará realizará a sua 36ª Campanha de Doação de Sangue. Simples, rápida e indolor, a coleta será feita em dois pontos: de segunda a sexta, das 7h às 12h, no Hemopa Marabá, e no dia 25, das 8h às 16h30, no posto volante montado dentro do Hospital. A meta é coletar 100 bolsas em cada local.

Qualquer pessoa pode ser doadora. Basta estar bem de saúde e alimentado no dia, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade e habilitação de motorista. Voluntários com menos de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais.

Sobre a Unidade
O Hospital Regional de Marabá tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial,Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia.

Agência Pará

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Tem Jogo no DOL! Ouça Paysandu X Avaí-SC

Duelo na Curuzu vale pela 3ª rodada da Série B 2024 | Divulgação O Paysandu…

1 hora ago

Polícia Federal incinera 810kg de droga no Pará

A Polícia Federal incinerou 810 quilos de droga nesta terça-feira (7/5). Foram queimadas apreensões de…

3 horas ago

Hospital de Tailândia é acusado de mal atendimento à paciente idoso

A família de Antônio Alves Pereira, 84 anos, popularmente conhecido como ‘Pato' faz reclamações sobre…

3 horas ago

Stella faz show de lançamento do álbum “Meu Chamado”

A artista promete levar o público ao embalos do carimbó, ritmo predominante no trabalho autoral…

7 horas ago

Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão

O total de repasses do governo federal ao Rio Grande do Sul com a antecipação…

7 horas ago

Operação Ararajuba combate garimpo ilegal no Oeste do Pará

Durante a execução da Operação, diversos equipamentos utilizados no garimpo ilegal foram destruídos, incluindo motores,…

8 horas ago

This website uses cookies.