Governador Hélder junto com o prefeito Cláudio inaugura a primeira agência Banpará em Palestina

“Eu plantava arroz, feijão e mandioca. Me aposentei, mas minha vida foi a roça. Criei minha família assim. Aqui, em Palestina, muita gente cultiva pra comer e ganhar alguma renda”, contou Raimunda Batista, 67 anos, destacando o valor do trabalho no campo para a população do município de Palestina do Pará, no sul do Estado. Além da agricultura familiar, a pesca, a pecuária e outros setores da economia devem se desenvolver ainda mais na região, após a entrega da primeira agência bancária na sede municipal, feita pelo governador Helder Barbalho nesta quarta-feira (19). A importância da agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) para a geração de emprego e renda em Palestina e municípios próximos, foi destacada pelo chefe do Executivo.

“É importante lembrar que a cidade recebe toda uma estrutura bancária, onde a população poderá receber seus salários, participar de programas sociais, captar recursos para negócios, ativando a economia local. Desse modo, o comércio cresce, a cidade cresce, o emprego surge e o desenvolvimento acontece. Fico muito feliz que o Banpará esteja neste processo de ampliação no atendimento. Onde tem Banpará, tem o Estado”, afirmou o governador.

O presidente do Banpará, Brasilino Assunção, frisou que esta é a oitava agência inaugurada no Estado em apenas cinco meses. “É um grande prazer e alegria participar do desenvolvimento econômico e social deste município. Com a inauguração desta quarta-feira, o Banpará está presente em 103 municípios, com 121 agências”, informou o presidente.

Estrutura e serviços – A nova agência tem o mesmo padrão das demais inauguradas este ano, com 250 metros quadrados construídos com requisitos de acessibilidade. Assim como as demais agências do banco, a unidade em Palestina ofertará todos os serviços do Banpará, como abertura de contas, produtos de investimento e serviços de crédito, além do atendimento ao público em geral. “O micro, médio e grande produtor já pode procurar o banco na própria cidade pra ter acesso a operações simples e complexas de custeio e financiamento rural”, acrescentou Brasilino Assunção.

Presente à cerimônia, Walcilei Gomes, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), destacou a iniciativa do governo do Estado. “Em breve, o Incra vai titular os assentamentos que existem em Palestina, e agora com esta conquista os assentados poderão acessar créditos e abrir conta”, informou Walcilei Gomes.

A população também ganha mais comodidade para receber benefícios sociais, como seguro-defeso, seguro-desemprego e Bolsa Família, dentro do próprio município. O governo do Estado fez convênio com o governo federal, e os benefícios já podem ser sacados em qualquer agência do Banpará. O serviço animou Gilmar dos Santos, 42 anos, que está desempregado e há três anos recebe o Bolsa Família. “Agora vai melhorar muito, porque só tem uma lotérica na cidade. Quando eu vou receber o Bolsa Família enfrento uma fila enorme e levo de 4 a 6 horas pra fazer o saque. Muitas vezes pra fugir de fila, tenho que pagar transporte pra Marabá ou Brejo Grande (Brejo Grande do Araguaia, município da região)”, disse Gilmar dos Santos.

O prefeito de Palestina do Pará, Claudio Robertino Alves dos Santos, enfatizou o impacto positivo da agência bancária na vida de servidores e comerciantes. “Temos mais de 400 servidores em nossa folha de pagamento. E todos recebiam o salário em outros bancos, fora daqui. Agora, não. E isso vai fomentar o comércio local, porque os trabalhadores que sacavam em Marabá e já faziam compras lá, vão passar a sacar aqui e comprar aqui”, reiterou o prefeito.

Também estiveram presentes à inauguração da agência do Banpará o vice-governador do Estado, Lúcio Vale; os deputados estaduais Miro Sanova e Ana Cunha, e outras autoridades de Palestina e municípios vizinhos.

Pecuária e turismo – Localizado às margens do Rio Araguaia, Palestina do Pará tem uma população estimada em 7.475 habitantes e uma economia baseada na agropecuária, comércio e serviço público. Concentrando um expressivo rebanho bovino de corte, a zona rural do município possui cinco assentamentos, onde se destaca a agricultura familiar. O setor industrial é representado por uma fábrica de telhas e tijolos e uma mineradora de calcário. A produção pesqueira complementa a base econômica.

A sede municipal de Palestina, que ainda mantém a atmosfera de cidade pequena e tranquila, desponta como um roteiro no segmento de turismo ecológico na região, por abrigar belas praias e pedrais, que podem ser usufruídos nos tempos de estiagem.

Agência Pará

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Assembleia de Deus realiza Cantata de Natal. Veja!

Um espetáculo de luz, música e encenações para celebrar o nascimento de Jesus. Assim, mais…

4 horas ago

Corpo de Jovem é Encontrado em Área de Mata na Zona Rural de Itaituba

O corpo de Walyson Fernandes de Souza, de 16 anos, foi encontrado no último sábado…

4 horas ago

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

O governo obteria superávit primário em 2024 se o Congresso Nacional não tivesse prorrogado a…

4 horas ago

Filhas de Gugu vão processar filho falso por má-fé

Ricardo Rocha, de 50 anos, não é filho de Gugu Liberato,s segundo resultados do exame…

9 horas ago

Ibama Intensifica Combate ao Desmatamento com a Operação Rebote IV

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforçou suas ações…

9 horas ago

Ponte do Estreito, na divisa do MA com TO, desaba neste domingo (22)

Uma ponte localizada entre os município de Estreito e Aguiarnópolis, que liga o estados do…

9 horas ago

This website uses cookies.